Fechar menu lateral

Lúcia Baldi aposta na liberdade de criação

Produzir mandalas, livres de qualquer vínculo místico ou religioso, pelo simples prazer de se fazer arte, é a grande motivação de Lúcia Baldi. E a artista expõe o resultado desse trabalho na exposição “Mandala”, que abre hoje, às 20h30, na Galeria de Arte do Forum da Cultura. A mostra poderá ser visitada até o dia 20 de novembro, de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h30. A entrada é franca.

Nove obras revelam a busca de Lúcia pela simetria e beleza em suas criações, formas preenchidas de cores, colagens e relevos. Utilizando técnica mista em todas as telas, a artista revela que tenta trabalhar com maior desprendimento possível do que, para ela, é considerado ‘padrão estabelecido pela arte’. Assim, passando por tampinhas de garrafa, latas e conchas, por exemplo, “utilizo todo material que, a meu ver, enriquecem meu trabalho e agregam beleza ao resultado final”, explica.

A artista e suas mandalas

Natural de Niterói e residente de São Gonçalo, Rio de Janeiro, Lúcia Baldi atua como artista plástica desde 2007, quando, num trabalho despretensioso, pintou sua primeira tela, que acabou sendo exposta e premiada no Salão Fluminense de Belas Artes, no mesmo ano. Não parou mais, tendo suas obras bem recebidas e premiadas pela originalidade em diversos eventos de arte participados em sua ‘curta’ trajetória artística.

Atualmente, ela desenvolve o projeto “Oficina de Mandalas”, apresentando a confecção de mandalas ao público em geral, especialmente crianças da rede pública e privada de ensino. “O projeto surgiu do meu desejo de democratizar a arte para toda a comunidade onde vivo – São Gonçalo e Niterói – e aproximar essa sociedade do universo criativo, tentando, assim, quebrar a barreira elitista da arte, que aparta o cidadão comum”, conclui Lúcia.