Fechar menu lateral

Imagens e orações refletem a devoção do povo

Imagens de São Jerônimo e Santa Bárbara estão entre as peças expostas

No dia primeiro de novembro, dia de todos os santos, o Forum da Cultura inaugura a exposição “Santos e Santas”. A mostra reúne imagens, orações e escapulários cristãos e ficará aberta ao público até o dia 27 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30. A entrada é franca.

Fé e arte popular

Aproximadamente cinqüenta peças serão expostas. Dentre elas, imagens de santos e santas feitos em gesso, madeira, cerâmica, e até palito de fósforo. Também serão exibidas orações, como as de Santa Bárbara, São Benedito, São Judas Tadeu e Santa Edwiges; além de alguns escapulários. As obras são de artistas populares de diversas regiões do Brasil, Itália e Portugal. Com destaque para um Santo Antônio de cerâmica esmaltada, feito pela portuguesa Rosa Ramalho.

Para José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura, a cultura brasileira se manifesta pela Igreja desde a colonização. “A exposição ‘Santos e Santas’ recorda alguns santos, mártires, que ficaram dentro do imaginário popular, protegendo e fixados por gerações. Como São Cosme e São Damião, Nossa Senhora, São Pedro, São João, entre outros”, afirma.