Fechar menu lateral

Leonardo Paiva reproduz clássicos da pintura

 

Completando sua 11ª exposição no Forum da Cultura, Leonardo Paiva exibe “Leituras e Releituras”, retratando em mosaicos seu próprio olhar sobre grandes obras das artes plásticas universal. A mostra pode ser visitada até o dia 23 de outubro, de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h30.

Telas de grandes pintores como Volpi, Mondrian, Matisse, Picasso, Diego Rivera e Portinari são reproduzidas ou mencionadas pelo artista. “A ‘leitura’ consiste numa espécie de apropriação, pego uma obra e faço uma cópia dela, utilizando a técnica do mosaico. Já a ‘releitura’ é quando faço um mix de duas obras diferentes, misturando características de uma e de outra”, explica Leonardo.

Mistura de influências

A ideia de reproduzir pinturas clássicas surgiu em 2006, quando nasceu primeira obra do artista nesta forma de manifestação: o “Abapuru de Matisse”, que também será exibida na exposição. Na tela, Leonardo resgata o “Nu Azul”, do pintor Henry Matisse, com alusões a características das criações de Tarsila do Amaral. Para o mosaicista, o grande desafio é “pensar em como encaixar duas obras de tempos e movimentos diferentes em uma só, a partir do meu olhar pessoal”.

“Leituras e Releituras” também é uma forma de homenagear grandes mestres. “Quando estudamos as artes plásticas, nos colocamos em contato com muitas obras e biografias de artistas. Alguns se destacam e acabam influenciando o nosso trabalho, como Diego Rivera, que é muralista, mas sua obra tem dimensões muito próximas dos mosaicos. Tenho grande admiração por ele, além dos outros que destaco nestas obras”, conclui.