Fechar menu lateral

Brinquedos para homenagear o universo infantil

 

Quebra-cabeça de madeira do pinóquio, um dos personagens mais famosos das histórias infantis

Exibida pela 22ª vez, a tradicional exposição de “Brinquedos” do Museu de Cultura Popular integra a celebração da Semana da Criança no Forum da Cultura. Bonecas de pano, carrinho de rolimã, patinetes de madeira, biboquês e piorras, além de miniaturas de roda gigante e sombrinha, estão entre as mais de 70 obras artesanais que serão expostas a partir desta terça-feira, dia 4. A mostra pode ser visitada até o dia 30 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 14h às 20h 30.

Os vários tipos de brinquedos são confeccionados a partir dos mais diferentes materiais, como madeira, porcelana, alumínio, tecido, garrafas pet, caixa de fósforo, etc, enfatizando a diversidade cultural brasileira também na hora de brincar. Peças que vão da década de 1940 até os dias atuais emaranham o lúdico e a realidade, lançando o espectador ao mundo da infância.

Para as crianças, a exposição revela opções de divertimento muitas vezes desconhecidas por elas. Brinquedos e brincadeiras que desenvolvem a coordenação motora e a criatividade, além de estabelecerem um laço afetivo e de intimidade com os brincantes. Já para os adultos, a mostra incita a rememoração das lembranças de um tempo de alegria ingênua e gratuita.