Fechar menu lateral

Registro da religiosidade do povo

 

Sala é fotografada no Museu de Ex-Votos

 

Integrando o JF em foco 2011, o fotógrafo Márcio Garcez exibe a exposição “Senhor dos Passos em todos os passos”, na Galeria de Arte do Forum da Cultura. A mostra reúne fotografias feitas durante a tradicional festa do Nosso Senhor dos Passos, que acontece durante a quaresma na cidade de São Cristóvão, antiga capital do Sergipe, e é considerada uma das maiores manifestações populares de fé do interior do estado. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h30, até o dia 09 de outubro.

Vinte imagens retratam fiéis e romeiros em diferentes momentos da festa, como nas procissões do Senhor dos Passos e do Encontro, e no Museu dos Ex-Votos. “São festas como esta, patrimônio imaterial não só do nosso país, mas da humanidade, que além de terem o seu valor reconhecido pela sua importância, simpatizam as mais diversas pessoas com a sua riqueza de personagens e detalhes”, enfatiza Márcio RM, curador da exposição.

O artista – Márcio Garcez é sergipano, graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem uma vida dedicada à fotografia, sendo membro de associações, comissões e sindicatos da área. Tem atuação como repórter fotográfico e no setor de fotografia industrial e publicitária. Foi eleito o Fotógrafo do Ano, pelo jornal O Capital (SE), em 1998, e pela Revista Aracaju Magazine (SE), em 2004.

JF em foco – “Senhor dos Passos em todos os passos” inaugura a quarta edição do JF em Foco, Festival de Fotografia de Juiz de Fora, também capitaneado por Márcio RM.  O evento ainda apresentará outras 11 exposições individuais, 2 oficinas de fotografia e 2 palestras, durante o mês de outubro.Centenas de fotografias serão expostas em diferentes espaços culturais da cidade de Juiz de Fora, assim como restaurantes e hotéis.