Fechar menu lateral

Mês da primavera é cenário para Passarada

Galinha d'Angola com filhotes, é uma das peças expostas

O Museu de Cultura Popular apresenta neste mês a exposição “Passarada. A mostra reúne pássaros, galinhas d’Angola, pavões, e outras aves modeladas em diversos tipos de materiais. Os trabalhos podem ser conferidos de segunda a sexta-feira, de 14h as 20h30, até o dia 02 de outubro, no Forum da Cultura. A entrada é franca.

De acordo com o diretor do Forum da Cultura, José Luiz Ribeiro, a escolha do tema deve-se ao fato de que “Setembro é o mês da primavera, e nesta estação os pássaros cantam com mais vigor. Além disso, eles servem de inspiração para a representação popular, através da arte,” ressalta.

Além de decorativas, algumas peças são funcionais e foram desenvolvidas para serem utilizadas no dia a dia, como por exemplo, o açucareiro, o cofre, a bilha e o castiçal, todos em formato de aves. Os visitantes poderão conhecer ainda, alguns pios confeccionados em madeira e barro, que reproduzem o canto de alguns pássaros. As peças são originárias de diversas regiões do Brasil, além de trabalhos oriundos de Portugal e Suécia.