Fechar menu lateral

Exposição destaca o folclore brasileiro

Bumba meu boi

Para celebrar o mês do folclore, o Museu de Cultura Popular (MCP) exibe a mostra “Viva o povo brasileiro!”, resgatando as mais variadas manifestações folclóricas das cinco regiões do país. A exposição ficará em cartaz de 02 a 28 de agosto, com visitas de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h, no Forum da Cultura.

As obras de acervo do Museu que caracterizam a identidade e a multiplicidade de valores do povo brasileiro serão divididas em três segmrepresentada não apenas pela menção a alimentos colocados na mesa brasileira, mas também por objetos utilizados no preparo e na hora de servir”, explica José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura.

Revivendo as origens

Ao reservar uma exposição especial para comemorar o dia do folclore, 22 de agosto, o MCP revive suas origens na obra do prof. Wilson de Lima Bastos, criador do Centro de Estudos Sociológicos, em Juiz de Fora. Neste centro foi fundado, em 1963, o Departamento de Folclore, que criou o Museu do Folclore, em 12 de março de 1965, data do centenário do folclorista Lindolfo Gomes, consagrado, então, patrono do Museu.

Em março de 1973, o Museu do Folclore transferiu-se para o Forum da Cultura e, em 30 de setembro de 1987, foi doado à Universidade Federal de Juiz de Fora. Nesta data, o prof. Dr. Antônio Henrique Weitzel, também estudioso de folclore, assumiu o legado, iniciando o registro de tombamento das peças, e dando continuidade a promoções de cursos, seminários e mostras. O acervo do Museu do Folclore foi renomeado como Museu de Cultura Popular, por sugestão do prof. Edmilson de Almeida Pereira, ampliando seu público e raio de ação.

O trabalho desenvolvido no Museu, a partir de 1997, sob a administração do prof. José Luiz Ribeiro, integrou de forma holística outras atividades realizadas no Forum da Cultura. A ação possibilitou um aumento substancial de visitas às exposições. A programação anual segue a inspiração dos meses do ano e as manifestações de cultura popular celebradas topicamente.