Fechar menu lateral

A arte como ferramenta de inclusão social

Mandalas

Mandalas é o tema da coletiva que estreia nesta terça-feira (02), às 20h30, na Galeria de Arte, no Forum da Cultura. A exposição reúne pinturas de artistas que são usuários da rede pública de saúde mental e fazem parte da Trabalharte – Associação Pró-Saúde Mental. Os trabalhos podem ser conferidos de segunda-feira a sexta-feira, de 14h as 18h, até o dia 14 de agosto. A entrada é franca.

De acordo com a coordenadora da Trabalharte e do Centro de Convivência Recriar, Ilka de Araújo Soares, a escolha do tema da mostra deve-se ao fato de que “as mandalas são representações simbólicas da energia fluente nos movimentos da natureza. Através desse objeto que tem a forma circular, procuramos estimular os potenciais de nossos pacientes, utilizando os conceitos da arte”.

Trabalharte

Criada em 2000, a Trabalharte – Associação Pró-Saúde Mental tem como objetivo promover a inserção social dos pacientes em tratamento psiquiátrico, além de legitimar as produções artísticas desenvolvidas pelos usuários da rede de saúde mental de Juiz de Fora. O projeto que funciona no Centro de Convivência Recriar conta com o apoio de empresas e órgãos locais e com a parceria da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (INTECOOP/UFJF), no desenvolvimento de seus projetos.

Além de estimular a produção artística e artesanal dos pacientes, a Trabalharte busca promover a defesa da cidadania, do respeito e dos princípios baseados na Reforma Psiquiátrica e na Economia Solidária – através da inclusão social pelo trabalho.