Fechar menu lateral

Saudações a três fotógrafos

Como parte das comemorações dos 45 anos do Grupo Divulgação (GD), a Galeria de Arte do Forum da Cultura exibe a coletiva “Celebração. A exposição reúne obras fotográficas de Augusto França, Marcus Martins e Jesualdo Castro, que em momentos distintos registraram imagens de espetáculos e bastidores do GD. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h30, e aos sábados e domingos, de 15h às 20h30, até o dia 12 de junho. A entrada é franca.

Dezoito fotografias retratam peças teatrais de diferentes épocas, e, para José Luiz Ribeiro, diretor fundador do Grupo Divulgação, a exposição é uma forma de homenagear “aqueles que documentam nossa história. Temos muitos outros que também fizeram isso e gostaríamos de poder prestar homenagem a todos”.

Reconhecimento que deixa Jesualdo lisonjeado. “Venho acompanhando o trabalho do grupo desde 1993. Há uns quatro anos, eu pedi ao Zé para fotografar uma peça dele, fazendo uma experiência com uma câmera digital que tinha acabado de comprar. Ele gostou do resultado, eu também, e fotografar os trabalhos do Divulgação acabou virando um projeto pessoal”, conta o fotógrafo.

Assinando as criações mais antigas que compõem a exposição, Augusto França começou os registros quando ainda era ator do Grupo. Flagrou cenas e bastidores, “brincando com as fotografias”, como ele mesmo definiu. “Vendo as fotos, fico pensando no privilégio de poder acompanhar o Divulgação durante tanto tempo. Como ator, como pessoa, convivendo e aprendendo a ser uma pessoa melhor, porque é o que o Divulgação faz com a gente”, declara Augusto.

Já com um trabalho mais recente, o sentimento de pertencimento é também o que move o interesse de Marcus Martins. Ele entrou para a história do GD como ator, participando da celebração dos 40 anos de fundação do grupo. Mas há apenas dois anos começou a fotografar os espetáculos. Hoje, nas comemorações dos 45 anos volta à cena como expositor. “Pra mim, isso significa estar e continuar no grupo, uma casa que me ensinou muito e me ensina bastante”. O jornalista, que tem a fotografia como hobby, ainda fala da emoção que sente: “Essa é a minha primeira exposição fotográfica e é muito bom estar aqui dividindo espaço com amigos e retratando amigos”.