Fechar menu lateral

MCP resgata tradicional festa junina

Celebrando os santos e as festividades deste mês, o Museu de Cultura Popular, no Forum da Cultura, exibe a exposição “Festas de Junho”. Imagens de Santo Antônio, São João e São Pedro integram a mostra, além de peças que representam as festas juninas, suas músicas, danças e comidas típicas. As visitas podem ser feitas até o dia 01 de julho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 20h30. A entrada é franca.

A temática já é tradicional no Museu, sendo esta a 12ª mostra sobre o assunto. Para José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura, o sucesso está no caráter interativo que a exposição apresenta. Simpatias de casamento estão à disposição do público e podem ser realizadas no momento da visita. O espectador poderá ‘descobrir’ se casará ou não, quem será o felizardo pretendente e até mesmo a situação financeira do futuro parceiro.

Outro ponto alto da exposição é uma maquete produzida pela Criação Cenográfica, no próprio Forum da Cultura, no ano de 2005. A montagem retrata a festa junina de acordo com os olhos do público, através de uma pesquisa de opinião sobre o que mais era lembrado por todos a respeito da festividade. Outras obras, como esculturas de casais de noivos, bandas de música e festas na roça também poderão ser apreciadas.

Segundo José Luiz, a função do projeto é resgatar a tradição e a religiosidade do povo brasileiro “no momento que ela se desvanece na falta de memória. Quando a festa junina se tornou, praticamente, um espetáculo, perdeu-se a religiosidade ligada a ela. As quadrilhas se tornaram temáticas. E mesmo nos lugares onde essa tradição é muito rica, nós percebemos que há um esvaziamento”.