Grupo Divulgação estreia “Depois da novela das oito”

Em cena, os atores Jefferson Oliveira, Maiara Batista e Hugo Dutra

Nesta quarta-feira, dia 25, às 20h30, o Grupo Divulgação estreia “Depois da novela das oito”, novo espetáculo voltado para o público adulto. Como marca registrada do grupo, a peça traz para os palcos temas recorrentes na vida cotidiana dos brasileiros e ficará em cartaz de quarta a domingo, sempre às 20h30, até o dia 3 de julho, no Forum da Cultura.

“Depois da novela das oito”, de José Luiz Ribeiro, conta a história de um casal de antigos figurantes de novelas famosas da Globo, Janete e Nelson Villar, que passam por dificuldades financeiras e não conseguem honrar os compromissos, pois o salário é baixo e as contas são muitas. Dessa forma, o casal se vê obrigado a pensar em uma saída alternativa.

Em um momento iluminado de inspiração, Nelson tem a ideia de montar um curso de treinamento para atores da Malhação, o Método Conceitual Estratégico de Representação do Ator em Malhação. Abertas as inscrições, eles recebem a primeira turma: um filho de militar com crises de identidade; uma menina do interior; um frentista de posto; um garoto que busca o teatro como terapia; e uma doutoranda em busca de material para sua tese. Neste meio, ainda surge a figura de Rita, uma mãe desesperada e “barraqueira” que sonha em ver o filho brilhar na televisão; ela acompanha o processo dando palpites e uma pitada de confusão à história.

Críticas com tom de comédia

O espetáculo aborda desde famílias que atrasam as contas por falta de dinheiro até jovens que sonham em ser artistas e “ganhar a vida” fazendo carreira na televisão. Com isso, a trama aponta e contesta alguns assuntos recorrentes na sociedade atual, como a constante busca por quantidade ao invés de qualidade, por exemplo. Cenas descontraídas e engraçadas conferem leveza à peça, ao mesmo tempo em que agregam um tom crítico e reflexivo ao espetáculo.

A sonoplastia da peça será baseada em algumas antigas trilhas sonoras da televisão. “Nós vamos usar algumas músicas de abertura e da trilhas das principais novelas citadas na peça”, afirma a atriz Márcia Falabella, que interpreta a personagem Janete.

A volta de José Juiz Ribeiro aos palcos

A peça será protagonizada pelo diretor do Grupo Divulgação, José Juiz Ribeiro, que voltará aos palcos como ator depois de quatro anos de ‘jejum’. “Embora eu tenha passado esse tempo só dirigindo e fazendo a iluminação das peças, nunca deixei, verdadeiramente, de atuar, porque mesmo enquanto eu vivo, dou aulas, escrevo e dirijo, também estou atuando”, afirma Ribeiro.

O elenco de oito atores comemora o retorno do grande patriarca do grupo aos palcos. “Tenho certeza que vai ser uma experiência ótima e de grande aprendizado contracenar com ele, que é um mestre”, diz o ator Jefferson de Oliveira.

Segundo José Luiz, a ocasião tem caráter comemorativo, pois homenageia os 45 anos do GD e os 25 anos de carreira da atriz Márcia Falabella. “A Marcinha é maravilhosa. Nós temos uma sintonia de palco muito grande”.

Márcia complementa, dizendo que “já contracenamos juntos em muitas peças e realmente nos entendemos muito bem”. Com relação aos seus 25 anos de carreira no Grupo Divulgação, ela afirma que “O tempo passa muito rápido. Quando eu vi já estava completando 25 anos. Eu encaro isso sempre como um recomeço; a cada ano, a cada peça e a cada estreia eu me sinto começando de novo, cheia de expectativas”.