Fechar menu lateral

Com temática sobre música e dança, Nequitz Miguel expõe no Forum da Cultura

 

Nequitz retrata bailarinas em uma de sua obras

Nesta terça-feira (17), a Galeria de Arte do Forum da Cultura inaugura a exposição de pinturas “Música – a magia da Dança”, de Nequitz Miguel, com curadoria do jornalista Ricardo Cavalcanti. A mostra pode ser visitada até dia 29 de maio, de segunda a sexta-feira das 14h às 20h30. A entrada é franca.

Amante assumida de dança e música, a artista buscou as duas artes como fonte de inspiração para suas obras. Utilizando-se de técnicas mistas e acrílica sobre tela, Nequitz representa movimentos de dançarinos e bailarinos aliados a símbolos da teoria musical. “Procuro mostrar mais a dança em minhas obras, ao invés dos dançarinos”, diz a artista. Ela ainda conta que, assistindo a um espetáculo de dança em Paris, “os movimentos de saias das bailarinas me chamaram mais atenção do que as dançarinas em si”.

Em “Música – a magia da Dança”, a artista irá apresentar ao público juizforano uma parte do acervo 40 quadros sobre música e dança que possui. Nesta série, Nequitz quer mostrar toda a alegria da música e da dança, pois, segundo ela, “hoje em dia o mundo está muito triste, com muitas tragédias e eu tento mostrar a alegria com a dança nas minhas obras”.

Nequitz Miguel

Nascida em Juiz de Fora, Nequitz Miguel mora no Rio de Janeiro há 44 anos, onde fez diversos cursos, entre eles, de História da Arte e Pintura, além de vários seminários com artistas de renome internacional, como Bernardi, Belízio e Luiz Badia. Reconhecida no meio das artes plásticas, sua obra está catalogada em várias publicações, entre elas, Itália –Brasil Arte 2005/2007 e o Anuário Brasileiro de Artes Plásticas, da revista Consulte. Em 2008, ganhou o SuperCap de Ouro, considerado o ‘Oscar Brasileiro’ das artes.

Atualmente, a artista é membro da academia de arte francesa Societé Académique et D’education et D’encouragement Arts, Sciences et Lettres. No Brasil, é correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio (ARTPOP), da Academia de Letras da Mantiqueira e integrante da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo.