Fechar menu lateral

Memórias de uma ‘forasteira’

A escritora Katalin Vallo lança seu segundo livro

Na noite de ontem, Katalin Vallo recebeu familiares e amigos, no Forum da Cultura, para o lançamento de seu livro Entre a guerra e a paz.. A noite de autógrafos teve casa cheia e foi de grandes homenagens à escritora , de 87 anos. Ver fotos.

Entre a Guerra e a Paz

Em 24 pequenos conto, Katty, como é conhecida, faz um breve relato de fatos marcantes em sua vida no período da Segunda Guerra Mundial. Levando em conta a época em que foi uma forasteira, ela narra esta emocionante história repleta de luta, coragem e vitória, com muita graça e delicadeza.

Entre a guerra e a paz é o segundo livro dessa recente trajetória como escritora. Para ela, escrever é uma forma de se encontrar. Com os filhos já casados e viúva há 16 anos, espera ainda ter a oportunidade de publicar mais dois livros. Em busca de companhia nas letras, Katalin acabou encontrando uma forma de semear o amor. Dividindo com seus leitores passagens da própria vida, transmite com suavidade e delicadeza ensinamentos adquiridos num percurso de batalha, vitória e esperança.

Da experiência às letras

Katalin Vallo nasceu em 1924 na Hungria. Aos 19 anos, casou-se e partiu para a Alemanha, acompanhando o marido. Essa difícil travessia, que é narrada em Entre a guerra e paz, a tornou uma forasteira. Em 1949, já com a família formada, imigrou para o Brasil, onde, segundo ela, encontrou tranqüilidade e paz. Instalou-se primeiramente no estado de Goiás, onde a autora começou a aprender o português. Apesar disso, foi em Juiz de Fora que ela se envolveu de vez com a Língua Portuguesa e com a arte brasileira.

Membro da Academia Luso-Brasileira de Letras de Portugal e da Academia Manchester Mineira, participou durante cinco anos do Núcleo da Terceira Idade do Grupo Divulgação, no qual diz não ter tido apenas aulas de teatro. “Agradeço até hoje o professor José Luiz [Ribeiro], que foi um grande professor de português para mim”, declara.

Sempre em busca de conhecimento, ingressou na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde teve a oportunidade de estudar literatura e de conhecer professores como Márcio Guerra, um de seus maiores motivadores para a publicação do primeiro livro de poesias, Versos que o mundo me ensinou. Lançado através da própria Universidade e com boa repercussão no circuito local, o sucesso da nova autora a inspirou a escrever mais.