Fechar menu lateral

Forum homenageia Nossa Senhora

 

Imagem de Nossa Senhora da Conceição está entre as peças expostas

Neste mês de maio, o Museu de Cultura Popular, no Forum da Cultura, apresenta a exposição “Salve Rainha!”, voltada para as inúmeras representações de Nossa Senhora, com seus muitos nomes e formas. Com 33 peças, pertencentes ao acervo do Museu e a colecionadores particulares, a exposição reúne obras provenientes de vários países, como Espanha, Portugal, Itália e Rússia, além de imagens produzidas no Brasil. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h30, até o dia 29 de maio. A entrada é franca.

Expostas sobre fundos da cor azul, atribuída ao manto de Nossa Senhora, as peças, em sua maioria, são feitas de gesso ou esculpidas em madeira, embora também hajam obras confeccionadas em cerâmica, porcelana, plástico e metal. Pode-se destacar, entre elas, quatro de autoria de Jorge Cruz, que possuem acabamento fosco, exceto pelos olhos, pintados com tinta que reflete a luz; um rosário com contas feitas de pétalas de rosa, trazido do Vaticano; e um oratório tríptico dedicado a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em madeira com aplicação de folha de ouro, de Florença, na Itália, e exposto pela primeira vez.

Preservação da tradição

A temática mariana já é recorrente no Forum, onde faz, neste ano, sua décima segunda exposição. Segundo José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura, a cidade de Juiz de fora possui uma tradição de colégios religiosos, e coroações de Nossa Senhora, que são realizadas nesta época do ano, elementos que compõem o cotidiano do mês de maio, que também é consagrado às mães, e associado às noivas.

O culto a Maria foi trazido ao Brasil pelos padres jesuítas, e cresceu, culminando com a escolha de Nossa Senhora Aparecida para a posição de padroeira do Brasil, ao lado de São Pedro de Alcântara. “O culto e as homenagens prestadas a Nossa Senhora são uma característica típica de Minas Gerais, e que está se perdendo com o tempo”, diz José Luiz.