Fechar menu lateral

Mostra reúne fotografias e pinturas que retratam Minas Gerais

Cenas urbanas e rurais são tema da exposição

Cenas do cotidiano urbano e rural são tema da mostra coletiva Fotos e pinturas de Minas, que estreia nesta terça-feira (03), às 20h30, na Galeria de Arte, no Forum da Cultura. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 14h as 20h30, até o dia 15 de maio. A entrada é franca.

Para compor a exposição, o artista plástico Wesley Aragão e a fotógrafa Adriana Stehling tiveram como inspiração o ruralismo do estado de Minas Gerais. O sítio onde o casal reside trouxe ideias para a criação dos trabalhos, mas a cidade também é representada na mostra.

A parceria dos artistas traz dois estilos diferentes de trabalho, mas que abordam a mesma temática. “Enquanto a fotografia traz a visão real das coisas, a pintura transporta para o mundo da imaginação. Desse modo os estilos se completam”, afirma Aragão.

Wesley Aragão

Desde a adolescência, Wesley Aragão possui um estreito relacionamento com as artes plásticas. Na década de 1970, ainda bem jovem, foi frequentador da Galeria de Arte Celina, ponto de encontros de artistas renomados da cidade e ganhou vários prêmios de festivais de artes, do colégio em que estudava.

Escritor, professor universitário, médico e antropólogo, Aragão, durante anos, produziu ilustrações para textos, desenhos animados em super-8, quadrinhos e desenhos em bico de pena em estilo surrealista.

Atualmente, o artista produz trabalhos pictóricos intensamente carregados de cor, uma referência ao expressionismo. As obras que fazem parte da exposição foram feitas em tela e madeira, com tinta acrílica e óleo, e técnica mista sobre madeira; trazem como temas as paisagens, naturezas-mortas e casarios coloniais mineiros. “Espero que esse trabalho venha despertar as pessoas para a beleza das coisas simples do entorno delas” declara o pintor.

Adriana Stehling

Formada em Geografia e pós-graduada em Geografia do Brasil, a fotógrafa juiz-forana iniciou seus trabalhos em 2008, mas desde pequena vive cercada pelo mundo das artes. Filha do artista plástico Renato Stehling, Adriana iniciou sua carreira colhendo imagens da área urbana e rural de Juiz de Fora e cidades vizinhas, além de pessoas e figuras regionais. Em 2010, realizou sua primeira mostra.

Esta é a terceira exposição conjunta com o marido. Os trabalhos foram produzidos através de técnica digital com saturação de cor. O cenário captado pela lente da artista focaliza pessoas, paisagens e objetos e busca um expressionismo fotográfico que privilegia as cores. “Minha proposta é tornar a fotografia semelhante à pintura, onde a cor se revela em sua beleza, como que transcendendo a própria imagem”, ressalta Adriana.