Releitura do “Auto da barca do inferno” marca o encerramento do Mergulho Teatral

Um elenco de 26 atores sobe ao palco do Forum da Cultura, neste sábado (02), às 20h30, para apresentação única de “A estrada do fim do mundo”, encerrando o curso de Introdução ao Teatro (ou Mergulho Teatral) do Grupo Divulgação. O espetáculo, com texto e direção de José Luiz Ribeiro, é permeado por diabos e elementos da mitologia numa releitura do “Auto da Barca do Inferno”, do dramaturgo português Gil Vicente.

Atualizando o auto

O “Auto da Barca do Inferno” representa o juízo final católico. Duas barcas, uma com destino ao inferno e outra com destino ao paraíso, respectivamente comandadas pelo diabo e por um anjo, aguardam os mortos para decidir qual o rumo das almas. Numa trama maniqueísta, cada um recebe o que merece de acordo com os princípios do cristianismo.

Recontando a história, “A estrada do fim do mundo” narra a trajetória de alguns grupos de pessoas que ‘embarcam’ pelas maldades do inferno. “A peça difere da obra do Gil Vicente porque focamos nos sete pecados capitais. Cada personagem é coordenada por um pecado – gula, soberba, luxúria, avareza, ira, inveja e preguiça – que aparece de uma forma direta ou indireta, fazendo uma revisão do tempo que estamos vivendo”, explica Ribeiro.

Diabos, Parcas e Carontes exigem da interpretação e do trabalho corporal dos atores. “Estamos trabalhando mitos ancestrais junto a assuntos completamente contemporâneos”, complementa o diretor.

Finalizando um ciclo

“A estrada do fim do mundo” é a primeira experiência resultado do Mergulho Teatral, direcionado a universitários e adultos, iniciado no dia 21 de março. De lá pra cá, os alunos percorreram 30 horas de aulas em ritmo intenso, trabalhando teoria e prática teatral. “O objetivo não é que o ator fique pronto em questão de 30 horas, mas que ele passe por uma experiência prática do texto, de rever as ideias principais, de trabalhar usando o palco mesmo”, conclui Ribeiro, que garante que a turma trouxe surpresas positivas.