Fechar menu lateral

Nova especialização em teatro busca formação artística com reflexão social

Márcia Falabella e José Luiz Ribeiro são os coordenadores do curso

Como se fosse uma estreia, com coração na boca do estômago. Essa é a definição dos coordenadores do novo curso de Especialização em Teatro da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Márcia Falabella, que nesse ano comemora 25 anos de Grupo Divulgação, e José Luiz Ribeiro, que está perto de comemorar 50 anos de teatro. O curso buscará o aprimoramento do ator, intermediando reflexão e prática no campo das artes cênicas.

A especialização Comunicação e Arte do Ator é fruto de um sonho, como salienta José Luiz Ribeiro: “Nosso objetivo inicial era criar uma graduação em teatro, principalmente, por causa de nossa ligação com a Faculdade de Comunicação (Facom), que desde os anos 70 fornecia para os cursos de Artes ou de Educação Artística as matérias ligadas ao teatro, mas infelizmente não foi possível. Hoje, com a criação da especialização, concretizamos parte deste sonho, queremos que Juiz de Fora seja uma cidade que respire teatro”, ressalta José Luiz.

Para os coordenadores da especialização, o curso é uma chance de congregar as pessoas que fazem teatro na cidade e, ao mesmo tempo, criar uma institucionalização da área teatral dentro da UFJF, de uma maneira mais oficial, já que ela já existia há muito tempo dentro da Facom.

Márcia Falabella comenta que a intenção é oferecer uma reflexão sobre a formação do ator de modo embasado, fundamentado, principalmente, porque o teatro, assim como outras formas de artes, tem uma diversidade muito grande de caminhos. “Nossa função é clarear caminhos, temos que conscientizar o ator do momento em que estamos passando. É necessário despertá-lo em todas as suas potencialidades.”

Teatro e inclusão social

Uma das principais finalidades do novo curso de teatro é criar interação entre a prática teatral e a inclusão social na cidade. Segundo José Luiz, em todo o tempo de trabalho realizado no Forum da Cultura, desde 1972, o grupo buscou mesmo naquele momento em que não se falava em inclusão e popularização do teatro, trabalhar em relação ao assunto.

“Eu sempre tive um compromisso com o que ideologicamente se pensava no teatro, na década de 60, como instrumento de conscientização social. O teatro é tribal, é o homem diante do homem, e nós começamos justamente a trabalhar isso. O ator tem que ter um compromisso social. Nós, por exemplo, para sobreviver, dependemos de um encontro com a sociedade, e esse é o ponto fundamental que norteia o nosso trabalho, e é isso que queremos proporcionar com a especialização em teatro”, ressalta José Luiz.

O curso

A especialização Comunicação e Arte do Ator tem com público alvo profissionais com formação universitária nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes ou áreas afins, sobretudo, aos dos cursos de Comunicação, Letras, Pedagogia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, História, Sociologia, Educação Artística e Artes Cênicas.

O curso tem como objetivo aperfeiçoar o desempenho cênico do ator, a partir de um mergulho nas diversas áreas da formação dramática criando, assim, um substrato para a pesquisa e a atuação na área teatral. As aulas serão aos sábados, tendo na parte da manhã as matérias teóricas, e à tarde a parte prática com matérias ligadas ao corpo, à voz e a técnicas de interpretação. As inscrições serão realizadas de 28 de março a 8 de abril, e o início das aulas está marcado para 7 de maio.

Fonte: UFJF