Fechar menu lateral

Maquetes reproduzem cenários de espetáculos adultos e infantis do Divulgação

Está em cartaz na Galeria de Arte, do Forum da Cultura, a nova exposição de “Maquetes Cenográficas”, do Grupo Divulgação (GD), exibindo um total de 29 obras de acervo do grupo. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h30, até o dia três de abril. Excepcionalmente nos dias 26 e 27 de março, a exposição ficará aberta de 10h às 12h e de 15h às 17h30, para o público participante do 26º Seminário: Os Caminhos do Teatro.

A mostra apresenta os trabalhos selecionados dentro das mais de 50 maquetes do GD. A novidade desse ano é um dos segmentos da exposição dedicado à apresentação de maquetes de cenários de peças infantis, que não eram mostradas até então. São nove delas, dentre as quais duas de “No Reino de Nunca Dantes” (2010) e uma de “Estórias de Lenços” e Ventos (1978), produzidas no ano passado. “São elementos importantes para contar essa parte da história, que é o teatro infantil”, ressalta José Luiz Ribeiro, diretor do Grupo Divulgação .

Ainda estão expostas quatorze maquetes reproduzindo os cenários de peças adultas encenadas pelo Divulgação ao longo de 45 anos de existência. Entre elas, de “Diário de um louco” (1969), “Pequenos Burgueses” (1969) e “Tempestade” (2006). Além de cinco reproduções de espaços cênicos – o teatro inglês The Globe Theater e duas representações do Teatro Romano, feitas pela atriz do GD Márcia Falabella; o Teatro Italiano, reproduzido pelo ator, cenotécnico e professor José Maria Amorim; e o teatro do Forum da Cultura na década de 1980, de autoria de Flávio Mattos – e uma maquete do cenário da peça “Fim de Jogo”, de Samuel Beckett, feita por José Luiz Ribeiro.

Iniciação Artística

“Maquetes Cenográficas” é resultado do trabalho dos universitários participantes do Projeto de Iniciação Artística: Criação Cenográfica, desenvolvido pelo Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação em parceria com a UFJF. Sob orientação do professor José Luiz Ribeiro, acadêmicos de Artes, Comunicação e Arquitetura criam réplicas de cenários das peças montadas pelo Grupo Divulgação (GD), a partir do manuseio de uma grande diversidade de materiais.

A produção das maquetes tem como suporte a pesquisa em fotos, arquivos, depoimentos e croquis, recriando o espaço teatral de cada espetáculo e também de cada época. Atualmente, o acervo do grupo conta com 57 obras, dentre montagens de teatro adulto e infanto-juvenil.