Divulgação recebe importantes nomes do teatro brasileiro em seminário que abre comemorações dos 45 anos do grupo

Já estão abertas as inscrições para o Seminário: Os Caminhos do Teatro (XXVI), que será realizado nos dia 26 e 27 de março, no Forum da Cultura. Tradicionalmente, o evento, promovido pelo Centro de Estudos Teatrais (CET) – Grupo Divulgação (GD), comemora o Dia Internacional do Teatro (27 de março). No entanto, a vigésima sexta edição do Seminário também dá início às celebrações dos 45 anos do GD. “O importante é que, a cada ano, novos corações e mentes possam dedicar um final de semana para refletir sobre teatro, em especial nas comemorações dos 45 anos de criação do Grupo Divulgação”, declara José Luiz Ribeiro, diretor do grupo.

O Seminário: Os Caminhos do Teatro (XXVI) terá como tema central a formação do ator, fazendo uma alusão ao curso “Comunicação e Arte do Ator”, em nível de pós-graduação lato sensu, que, a partir de maio, será oferecido pela Faculdade de Comunicação da UFJF em parceria com o Forum da Cultura. “Para nós, o embate entre protagonista e antagonista, espelhando a realidade, é a grande motivação para investigar os caminhos da representação”, explica Ribeiro.

Para os interessados em participar, as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 18h, até o dia 25 de março, no Forum da Cultura.

Programe-se

A programação do Seminário: Os Caminhos do Teatro (XXVI) começa com abertura no sábado (26), às 10h. Logo em seguida, Lee Taylor falará sobre Os caminhos da formação do ator. Lee é graduado em Arte Cênicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é ator e professor do Centro de Pesquisa Teatral (CPT), em São Paulo, sob coordenação de Antunes Filho.

Já a tarde fica por conta de Celina Sodré, diretora e pesquisadora do Studio Stanislavski e professora da Casa de Artes das Laranjeiras – CAL , no Rio de Janeiro. Celina ministrará palestra sobre Os caminhos da pesquisa do ator, a partir das 15h.

No domingo (27), a partir das 10h, entra em cena, o mineiro Wilson Oliveira. Professor de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto e diretor fundador do Grupo Teatral Encena, de Belo Horizonte, Wilson falará sobre Os caminhos da criação do ator.

Encerrando a programação, no domingo, às 14h30, o ator, diretor, produtor e dramaturgo, Otávio Martins fará palestra sobre Os caminhos do ator produtor.

Momento para refletir

O Seminário: Os Caminhos do Teatro nasceu em 1983 para celebrar o dia 27 de março, Dia Internacional do Teatro. Desde então, em um sábado e um domingo próximos a essa data, profissionais, professores e pesquisadores de teatro se reúnem no Forum da Cultura para um momento de reflexão.

Aproximadamente 60 conferencistas já passaram pelo Seminário, contribuindo para a construção da ideologia professada pelo Grupo Divulgação e trazendo reflexões sobre o campo de ação no fazer teatral. Nomes como Maria Helena Kühner, José Eduardo Vendramini, Pedro Paulo Cava, Tânia Brandão, Chico Pelúcio, Deolinda Vilhena, dentre outros.