Fechar menu lateral

Bonecos e Bonecas mostram fantasias no Museu de Cultura Popular da UFJF

Doméstica de Luxo, de Valéria Rosa

O Museu de Cultura Popular, no Forum da Cultura, abre a terceira mostra do ano que poderá ser vista até 3 de abril. A exposição Folias de Momo exibe peças de artistas populares com imagens de figuras que saíram dos salões de clubes tradicionais para habitar as bandas. As visitas podem ser feitas das 14 às 18 horas, de segunda a sexta feira.

Recordar é viver

Encerrando a série de exposições temáticas de carnaval que teve início com Máscaras e ainda ocupa a Galeria do Forum com fotos da Banda Daki, Folias de Momo mostra representações de tipos carnavalescos caracterizados por fantasias em materiais diversos.

O carnaval é sempre sinônimo de liberação e a fantasia serve de pretexto para a invenção de personagens imaginários que caracterizam o brincar carnaval. O evento recupera em pequenos ícones figuras que povoaram salões de clubes carnavalescos. Resgata a memória de um carnaval criado no âmbito dos próprios foliões no tempo em que a máquina Singer reinava nos lares costurando fantasias criadas por mãos hábeis das mães que, orgulhosamente, enchiam os salões de Princesas das Czardas, Tiroleses Piratas, Odaliscas, Fadas e Borboletas.

O painel mostra a inspiração de artistas populares reunindo figuras em diversos trajes que rememoram velhas marchinhas. São Palhaços, Baianas, Espanholas, Portuguesas que se transformam em temas saídos do imaginário de terras distantes estimulados pelos filmes de Hollywood.

O cancioneiro carnavalesco resgata estes temas em marchinhas como Holandesa, Touradas de Madrid, Tirolesa, Pierrô Apaixonado e serve de inspiração para blocos familiares que se divertiam em clubes antes das escolas de samba monopolizarem a mídia tornando-se o grande espetáculo do carnaval.

Existem, ainda, bonecas em papier machè, criadas por Valéria Rosa que prestam homenagem às Domésticas de Luxo, o tradicionalíssimo bloco juizforano. A artista não esqueceu a rainha da bateria figurada numa esguia mulata com trajes reduzidos.

São quinze figuras em materiais diversos, indo do boneco de barro aos bonecos de pano minuciosamente vestidos por artesãos caprichosos. A alegria de momo está presente nestas figuras que atestam a criatividade do artista popular brasileiro.

 

– Outras informações: (32) 3215-3850

– O Forum da Cultura fica na rua Santo Antônio, 1112.