Fechar menu lateral

Banda Daki lança exposição com festa de carnaval

Zé Kodak, atual responsável pela Banda Daki e folião desde a criação do grupo

Homenageando ao Zé Kodak, com direito a marchinhas, confetes e serpentinas, a Galeria de Arte inaugura a tradicional exposição da “Banda Daki” no Forum da Cultura, nesta terça-feira (22), a partir das 20h30. A própria banda comandará a folia de abertura da mostra, que reunirá parte de um acervo de 15 mil fotografias.

A exposição

“Banda Daki” reúne um material iconográfico de um dos grupos carnavalescos mais tradicionais da cidade. Segundo José Luiz Ribeiro, organizador da exposição, a seleção de fotografias apresenta a mostra em três vertentes: “a primeira faz uma grande homenagem ao Zé Kodak, um homem que sempre persistiu e continua persistindo na manutenção dessa expressão cultural de Juiz de Fora. A segunda lança o olhar para detalhes instantâneos de foliões na sua alegria carnavalesca, fantasiados com personagens comuns e inusitados, times de futebol, homens vestidos de mulheres, entre outros. Por último, fazemos um resgate da diversão em grupos. Formamos, assim um painel que é a própria estrutura carnavalesca”.

A exposição pode ser visitada até o dia 13 de março, de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h30. A entrada é franca.

A Banda

A Banda Daki nasceu como Bloco do São Roque em 1972, por iniciativa de uma turma de universitários que residia no Largo do São Roque. De acordo com Zé Kodak, atual responsável pela Banda e folião desde sua fundação, com o tempo e a adesão cada vez maior dos foliões, o bloco cresceu e passou a Banda, que recebeu o nome de Daki para não se caracterizar como pertencente a somente uma determinada região, mas à toda cidade. Mantendo sua tradição, em 2004, a Banda Daki foi tombada pelo município como patrimônio cultural da cidade.

Atualmente, o desfile reúne em média 80 mil pessoas em torno de um trio elétrico com aproximadamente 20 músicos cantando marchinhas de carnaval. A concentração continua sendo no Largo do São Roque e desce a Avenida Rio Branco.