Fechar menu lateral

Forum da Cultura inaugura temporada pré-carnavalesca

Máscara de papangu, de Paraty - MG

Preparando-se para as comemorações do carnaval 2011, o Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura inaugura nesta terça-feira (01) a mostra “Máscaras”, reunindo 50 peças em papier marche, epóxi e louça. As obras são de acervo do Museu e de colecionadores particulares. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, até o dia 27 de fevereiro.

As máscaras circulam pela história da cultura brasileira tanto na representação popular do nosso carnaval como no resgate de outras culturas. O hibridismo que colore o confere múltiplas faces à folia de rei momo também está presente nesta motra, que traz desde os excessos dos papangus ao glamour das máscaras italianas.

Do popular brasileiro ao luxo veneziano

Procedentes de Paraty, as máscaras de papangus foram executadas em jornal e grude, recordando o tempo em que os mascarados fabricavam seus disfarces no fundo do quintal. “As pessoas faziam seus moldes em barro com secagem ao sol”, explica José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura. Ao tornarem-se mais rígidas as modelagens recebiam um tratamento cromático de acordo com o tema proposto: caras de palhaços, figuras fantasmagóricas de caveiras ou exus, entre outros. Esta técnica ainda resiste no nordeste brasileiro, onde os papangus fazem a alegria dos festejos de rua.

“Máscaras” expõe, ainda, aproximadamente 25 peças das mais significativas variações de máscaras venezianas. Os tipos da Commédia dell’Arte italiana serviram de inspiração aos bailes de máscaras feitos no início do século XX. As máscaras de Arlequim, Pierrô e Colombina esconderam rostos dos foliões que foram imortalizados pelas marchas dos velhos carnavais. Também são exibidas miniaturas de personagens típicos como o gato veneziano, o bobo da música e a dama veneziana, representação da beleza e do luxo do carnaval de Veneza .

Ainda merece destaque a máscara de La Diabrada, personagem infernal do auto que narra a luta do Arcanjo Miguel contra o diabo – a “Diablada” é uma dança típica do carnaval boliviano. Além de uma máscara balinesa, que evidencia cores em materiais diversos.

No ritmo da folia

Dando continuidade às celebrações carnavalescas deste ano, em março, a partir do dia primeiro, o Museu de Cultura Popular exibe a exposição “Folias de Momo”, destacando uma diversidade de fantasias.