Fechar menu lateral

Forum destaca obras de acervo próprio

Está em cartaz na Galeria de Arte do Forum da Cultura, a exposição “Olhar Brasileiro”. Reunindo pinturas que integram a pinacoteca da instituição, a mostra recompõe uma viagem pelo Brasil ao retratar regiões, figuras simbólicas e elementos que representam o país. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h, até o dia 06 de fevereiro. A entrada é franca.

Do folclore à religiosidade

Ao todo, são exibidos nove quadros de oito artistas distintos, oferecendo uma variedade de técnicas e estilos. De acordo com José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura e curador da exposição, “Olhar Brasileiro” pode ser vista em três ‘tempos’: Em primeiro lugar, três obras de arte naïf – duas do Chico da Silva e uma da Nice Nascimento – trazem temas ligados ao sobrenatural, à religiosidade e ao misticismo.

Em outro campo, o aspecto folclórico pode ser mais observado com a representação de uma baiana, por Matilde Franco; do campesinato, pelos traços de Maurizio Ferri; e um banquete, retratado por Carlos Thága. Há também um trabalho de Liliana Medina, feito em técnica mista com elementos bem nacionais – feijão, canjica, milho, arroz -, que é uma visão de um grande pandeiro com um sambista. “Esse é o signo que organiza a exposição”, enfatiza o curador.

Por último, o espaço urbano é representado nas obras “Algodão”, de Natale Chianelo, retomando uma Juiz de Fora do início do século, e “Lembrando o bonde”, numa retratação do bairro São Mateus, por Lourival Vargas.

Para José Luiz, “Olhar Brasileiro” é uma oportunidade de mostrar ao público algumas obras que o Forum da Cultura abriga, mas que ficam resguardadas ao longo do ano.