Fechar menu lateral

Saúde é discutida em peça teatral

 

Nesta quarta-feira, dia 1º, às 20h30, o Núcleo de Terceira Idade do Grupo Divulgação estreia, no Forum da Cultura, o espetáculo “Hospital S.O.S.”, com texto e direção de José Luiz Ribeiro. A curta temporada vai até o dia 5 de dezembro, sempre às 20h30.

Doentes x médicos

A rotina de um hospital serve de fachada para situações cômicas entre um grupo de pacientes e seus acompanhantes – que necessitam acordar cedo para serem os primeiros da fila de atendimento – versus médicos e enfermeiros – que tentam trabalhar mesmo em condições precárias. Segundo José Luiz Ribeiro, o tema da peça foi escolhido porque é de conhecimento geral a forma desumana em que as pessoas são atendidas, principalmente, a terceira idade.

Marca registrada das peças do José Luiz, o espetáculo tem caráter político, fazendo críticas ao governo com relação à saúde. Outra característica do dramaturgo é a utilização de músicas, canções de sucesso conhecidas ou da época dos atores, como “Brejeiro” de Ernesto Nazareth. Ainda ressalta que “os musicais brasileiros tem esta característica de parodiar situações sérias”.

“Hospital S.O.S.” é o trabalho de conclusão de curso dos 24 integrantes do Workshop de Interpretação para Terceira Idade, que teve início em março deste ano. Neste período, alunos aprenderam sobre interpretação, memorização, exercícios vocais e análise de textos.

Estreante no palco, Maria do Carmo Cedrola, está com grande entusiasmo. “A expectativa é a melhor possível”, declara. Incentivada por suas filhas, Maria do Carmo acredita que participar do curso foi uma ótima experiência.

O projeto

O projeto de extensão intitulado “Workshop de Interpretação para Terceira Idade” surgiu em 1994, como forma de dar continuidade aos ensinos que grupos de terceira idade aprendiam sobre teatro na Universidade Federal de Juiz de Fora. Prova disso são as alunas Hilda Moraes, Olinda Sixel e Ruth Fiorese, que integram o curso desde sua criação.

Para Olinda, o teatro trouxe benefícios. “Amo teatro [e fazê-lo] fez com que adquirisse conhecimento, serenidade e melhorou a minha saúde, porque já tive depressão”, afirma. Além disso, participar do curso também é uma grande oportunidade de exercer um hobby: cantar. “Gosto de cantar e já fiz [em peças do núcleo] Dalva de Oliveira e Amália Rodrigues. Agora em ‘Hospital S.O.S.’ também canto”, finaliza Olinda.