Fechar menu lateral

MCP expõe arte lusa

Reunindo obras exclusivamente de Portugal, “Cerâmica Portuguesa” revela a proximidade entre a cultura brasileira e a cultura ibérica. A exposição está em cartaz no Museu de Cultura Popular (MCP) do Forum da Cultura até o dia três de dezembro, com visitas de segunda à sexta-feira, das 14h às 20h 30.

Formada da aspereza da argila com os toques delicados das mãos do artista que dão sentido as curvas, a cerâmica portuguesa retrata o cotidiano lusitano em peças decorativas como oratórios, pratos, e santos. Já os utensílios domésticos, como assadores, botijas, cântaros e chocolateiras trazem impregnados em si a alma das tradições lusas.

Todas as 63 peças expostas foram doadas pelo consulado português ao acervo do Museu na década de 1980. Dentre as quais, destacam-se três de Rosa Ramalho (1888 -1977): Oratório, Santo Ântonio e Pombal, confeccionadas em cerâmica esmaltada. A artista foi a grande impulsionadora do Figurado da região de Barcelos, em Portugal.

O Figurado – Figurado é o conjunto de peças de tradição popular modeladas à mão ou em pequenos moldes. Com essas técnicas, o artista expressa tudo que vê ou sente, o que explica a forte presença de elementos típicos do ambiente português, como a religiosidade católica. Em razão disso, a arte do Figurado não é simplesmente beleza estética, mas uma experiência através da qual o homem se conhece.