Fechar menu lateral

Retratos de beleza e fé

Exposição evidencia as manifestações de folias de reis

A Galeria de Arte do Forum da Cultura inaugura nesta terça-feira, 19, a exposição “São Gonçalo e os Santos Reis”, do fotógrafo carioca Luís Alvarenga. A mostra poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 14 horas às 20h 30, até o dia 7 de novembro.

A exposição é uma coletânea de 20 fotos tiradas ao longo dos cinco anos do projeto “São Gonçalo e Santos Reis”, que documenta a Folia de Reis, buscando retratar e resgatar a cultura popular do município de São Gonçalo, onde Luís mora há 25 anos. São Gonçalo possui uma diversidade cultural muito rica, unindo elementos do interior do estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Através das imagens exibidas na mostra, o fotógrafo consegue transmitir a beleza e a riqueza presentes nas festas de Folia de Reis e na devoção de quem participa desse ritual.

Luís Alvarenga é repórter fotográfico há 19 anos e desde 1998 trabalha para o jornal Extra. Tem seu trabalho direcionado para o fotojornalismo diário, em que retrata o cotidiano social da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, é professor e presidente da Sociedade Gonçalense de Fotografia, e fundador dos projetos “Movimento in Foco” e “São Gonçalo e os Santos Reis”.