Fechar menu lateral

Exposição comemora mês das crianças


Roda Gigante de madeira

Exibida pela vigésima primeira vez, a mostra “Brinquedos” do Museu de Cultura Popular apresenta mais de setenta obras artesanais, como biboquês, piorras, bonecas de pano, carrinho de rolimã, patinetes de madeira, além de miniaturas de roda gigante e sombrinha, entre outros. A exposição está em cartaz no Forum da Cultura, até 29 de outubro, de segunda à sexta, das 14h às 20h 30.

Os brinquedos são confeccionados a partir dos mais diferentes materiais, como madeira, porcelana, alumínio, tecido, garrafas pet, etc. Também chama a atenção a idade de algumas peças, que chegam a mais de sessenta anos.

 

Para as crianças, a exposição revela opções de divertimento muitas vezes desconhecidas por elas. Brinquedos e brincadeiras que desenvolvem a coordenação motora e criatividade, além de estabelecerem um laço afetivo e de intimidade com as peças. Já para os adultos, a mostra incita a rememoração das lembranças de um tempo de alegria ingênua e gratuita.

 

Dentre o acervo em exibição, destaca-se o boneco Otávio, feito de porcelana. Conta-se que o brinquedo da década de 1940 pertencia a uma senhora que não podia ter filhos e era criado como um bebê de verdade. O cuidado com Otávio era tanto que sua dona mandou fazer uma cama de mola em miniatura para ele “dormir”, também exposta.

Emaranhando o lúdico e a realidade, “Brinquedos” envolve seu espectador lançando-o no mundo da infância, onde sinceridade, pureza e esperança são as matérias-primas dos corações. Falando a uma época que está carente desses valores, a mostra aproxima o homem da ingenuidade das crianças.