Espetáculo propõe adolescente político e cidadão

Aproveitando o período eleitoral, “O pulo do gato”, de José Luiz Ribeiro, mostra que a ação política vai muito além das urnas e que o maior responsável pela sociedade é o próprio cidadão. O espetáculo, encenado pelo núcleo de adolescentes do Grupo Divulgação, estreia nesta quarta-feira, dia 29, às 20h 30, no Forum da Cultura. A curta temporada segue até dia 03 de outubro.

Um balaio de gatos

A peça conta a história de uma escola depredada tanto em seu estado físico quanto na educação de seus alunos, até o momento em que a iniciativa de um estagiário convoca os discentes a modificar o estado de desalento. Entre aceitação e resistências, alguns decidem trabalhar num processo de restauração, enquanto outros, desconfiados, colocam dúvidas sobre as intenções e a eficiência do projeto.

O conflito se agrava quando um concurso de redação agita a instituição e coloca todos os alunos em disputa por reconhecimento. As aflições, alegrias, inquietações e emoções juvenis são o fio condutor desta narrativa cheia de dramas e sorridentes esperanças. Ao final, os jovens recebem uma lição de humildade enquanto os adultos recobram o espírito de confiança na vida, relembrando que as coisas podem dar certo.

Na visão do autor e diretor, José Luiz Ribeiro, o fundo político é inescapável: “o teatro nasce na polis, portanto sua natureza é política, e o jovem tem uma energia que o impulsiona. Canalizando bem essa força, a juventude ganha um papel importante como agente social”. Segundo o José Luiz, outro ponto importante da peça é mostrar a necessidade de regras para educar os jovens e adolescentes, pois “do contrário criam-se seres que não sabem viver em sociedade e respeitar o próximo”.

Veteranos e novatos dividem o palco

Quatorze adolescentes integram o elenco da peça

O núcleo de adolescentes é uma iniciativa que o Grupo Divulgação mantém há mais de vinte anos. Atualmente funcionando como projeto de extensão da UFJF, o trabalho se renova anualmente e tem duração aproximada de sete meses. Os alunos contam com aulas de interpretação, improviso, preparação vocal, expressão corporal e teoria do teatro até a apoteose com o espetáculo de encerramento.

Em “O pulo do gato”, 14 adolescentes sobem ao palco para mostrar sua arte. No grupo há três anos, a atriz Bárbara Bisaggio confessa sua ansiedade: “ainda fico nervosa um poucos antes da peça começar”. Na opinião da novata Amanda Milão “o texto tem tudo a ver com o espírito de juventude. É engraçada e leve”.