Fechar menu lateral

Quadrinhos ocupam a Galeria de Arte do Forum

Exposição traz os personagens Sarajoker e Jones

Nesta terça-feira, 03 de agosto, a Galeria de Arte do Forum da Cultura estreia a exposição “Do início ao meio”, de João Luiz Miranda e Sara Siqueira. Depois de uma temporada com fotografias, em maio deste ano, agora os artistas voltam à Galeria para exibirem outra habilidade: os desenhos em quadrinhos. A mostra fica em cartaz até o dia 15 de agosto, sempre aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 20h30. A entrada é franca.

Da vida real para a ficção

A coletiva de desenhos em tiras humorísticas traz Sarajoker e Jones como personagens de uma história que mistura ficção e realidade.  Ela uma adolescente solteirona, ácida e sagaz. Ele um nerd recluso, tímido e mal humorado. Os personagens são versões caricatas dos artistas Sara Siqueira e João Miranda, cujas trajetórias de vida também inspiram a narrativa da obra.

São apresentadas duas séries de tirinhas com histórias individuais dos personagens. Num determinado momento, as narrativas se cruzam com o encontro de Sarajoker e Jones, mudando o curso da história. No entanto, este encontro também pode ser visto como o “meio” da história de Sara e João, que além de companheiros de trabalho, são namorados.

Das páginas das revistas para as paredes da galeria

Tanto a temática quanto os personagens fogem dos estereótipos das histórias em quadrinhos. Ação e super heróis dão lugar às angústias pessoais dos seres humanos. Todo o trabalho de João, desde os traços à pintura do desenho, é feito com os recursos de programas do computador. Já Sara aposta na técnica manual, posteriormente aprimorada com as ferramentas digitais.  As obras são fundamentadas no teórico de quadrinhos Scott McCloud que sugere a utilização do computador como forma de expandir técnicas e desdobrar possibilidades nas criações.

De acordo com os artistas, “Do início ao meio” nasceu da necessidade de adequar as tirinhas às paredes de uma galeria. “A exposição é única, formatada para o espaço do Forum da Cultura e não conseguirá ser repetida, em sua plenitude, em nenhum local do país. A Galeria de Arte é a nossa página, e a história do local se mistura com a dos personagens“, afirmam. Para eles, o objetivo principal é mudar a visão de muitos espectadores, mostrando a arte por trás das histórias em quadrinhos.