Divulgação celebra 44º aniversário

Nesta quarta-feira, dia 7, às 20h30, os núcleos de Adolescentes e Terceira idade sobem ao palco do Forum da Cultura para uma apresentação especial em comemoração aos 44 anos do Grupo Divulgação. Aproveitando o espírito apaixonado dos adolescentes, “Ensaio sobre o amor” revive o amor como sentimento puro e desinteressado. O texto, organizado pelo diretor José Luiz Ribeiro, é composto de poesias de Mário Quintana e Cecília Meireles, além de outros, e músicas de compositores como Carlos Lyra e Dolores Duran.

Já o núcleo da Terceira Idade apresenta “Eu e o rio”, também uma organização de José Luiz. O espetáculo reúne músicas e poemas que tem o rio como tema principal e faz uma homenagem a poetas como João Cabral de Melo Neto – com o trecho do auto de natal ‘Morte e Vida Severina’ – e o juizforano Adilson Zappa falando sobre o rio Paraibuna. Na trilha, canções interpretadas por Caetano Veloso e Inezita Barroso.

A fé no teatro

Com a missão de levar cultura para o povo, o Centro de Estudos Teatrais (CET) – Grupo Divulgação (GD) vem honrando o nome do teatro mineiro desde a sua fundação em 1966. Criado por uma turma de estudantes da antiga Faculdade de Filosofia e Letras, interessados apenas em estudar teatro e literatura, o grupo está em cena a ininterruptos 44 anos.

Sempre montando espetáculos instrutivos e que enriquecem o imaginário, seja nas peças infantis ou adultas, o Divulgação apresenta um repertório com mais de 160 produções, que reúnem nomes como Sófocles, Molière, Shakespeare, Goethe, Tchekhov, García Lorca, Nelson Rodrigues, Oswald de Andrade, entre outros. Além de uma dramaturgia própria.

Ao longo de mais de quatro décadas, o GD criou uma grande proximidade com a população juizforana através de seus trabalhos sociais. O projeto “Escola do Espectador” oferece, gratuitamente, a alunos de escolas públicas e grupos comunitários a oportunidade de assistirem às peças do grupo no Forum da Cultura. Já os núcleos de Terceira Idade e Adolescentes são a resposta de como a arte cênica está a alcance de todos aqueles que estão “dispostos a trabalhar sob o diapasão da ética, seriedade e dedicação”, nas palavras da integrante do grupo, a atriz Márcia Falabella.

José Luiz Ribeiro, fundador do CET, afirma que o “que nos sustentou todo esse tempo foi acreditar no teatro como elemento de transformação social, pois ele faz bem a todos, ensinando, mostrando outros pontos de vista”. E emocionado o termina: “Fazer teatro me aproxima de Deus”.

Assim, seguindo as balizas do poeta e dramaturgo espanhol Frederico Garcia Lorca, o Grupo Divulgação mostra que “mede-se a cultura de um povo pelo teatro”.