Fechar menu lateral

Exposição valoriza arte da ingenuidade

Madona, de Nice Nascimento

Madona, de Nice Nascimento

A Galeria de Arte do Forum da Cultura estreou ontem (15), a exposição “Arte Naïf”, com pinturas de artistas brasileiros. A mostra fica em cartaz até 27 de junho, com visitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 20h30. A entrada é franca.

Arte ingênua

Caracterizada pela visão ingênua do mundo e pela ausência de técnicas da representação como perspectiva e formas convencionais de composição, a arte naïf é uma arte pura, simples e que não precisa de prévio conhecimento intelectual e/ou artístico para ser compreendida.

Os artistas naïf rejeitam as regras convencionais da pintura ou não tiveram acesso a elas, representando o mundo de forma instintiva e expandindo o seu universo particular. De acordo com José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura e curador da mostra, as criações caracterizam-se pela mistura de temas do cotidiano e do imaginário do artista.

A história da Arte Naïf ou arte ingênua, como também é conhecida, liga-se ao Salão dos Independentes, de 1886, em Paris, com trabalhos de Henri Russeau, o mais célebre dos artistas naïf. Brasil, França, ex-Iugoslávia, Haiti e Itália, são os “cinco grandes” dessa modalidade de pintura no mundo.

A exposição

“Arte Naif” é composta por quadros de artistas como Daniel Firmino da Silva, Heitor dos Prazeres, Francisco Severino, Nice Nascimento, Chico da Silva, Sebastião Silveira Neto, entre outros. Há uma diversidade de temas retratados, como cenas do passado histórico brasileiro, retratos do patrimônio juizforano e temas religiosos, além de criaturas fantásticas e seres da fauna brasileira, de Chico da Silva, um dos destaques desta exposição ao lado de Heitor dos Prazeres e suas cenas cotidianas do Rio de Janeiro.

Segundo José Luiz Ribeiro, o objetivo dessa mostra é resgatar valores e mostrar à população uma visão contemporânea sobre a arte naïf.