Fechar menu lateral

Museu de Cultura Popular inaugura tradicional exposição junina

Trio nordestino

O Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura estreia, no dia 1º de junho, a exposição “Festa Junina”. A mostra fica em cartaz até o dia 02 de julho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 20h30. A entrada é franca.

Arraiá no Forum da Cultura

Realizada há 11 anos, a tradicional exposição de “Festa Junina” celebra os santos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro. Além disso, a mostra conta com peças que representam a festa, sua música, danças e comidas típicas. A alegria da data encontra-se representada de várias formas, como em imagens e esculturas de casais de noivos, bandas de música e festas na roça.

Um dos pontos altos da exposição é uma maquete produzida pela Criação Cenográfica do próprio Forum da Cultura no ano de 2005. A montagem retrata a festa junina de acordo com os olhos do público, através de uma pesquisa de opinião sobre o que mais era lembrado por todos a respeito da festividade.

Além disso, o público terá a oportunidade de interagir com a exposição, que contará com “simpatias” que poderão ser realizadas pelos visitantes, sempre voltadas para o tema do casamento. O espectador poderá descobrir se casará ou não, quem será o felizardo pretendente e até mesmo a situação financeira do futuro parceiro.

Os donos da festa

Os santos possuem uma relação íntima com o modo como a festa é realizada. O primeiro deles a ser celebrado é Santo Antônio. Ele é o santo casamenteiro, e por isso tudo que se liga à festa junina possui um envolvimento com esse tema. Vale ressaltar que Santo Antônio é também padroeiro de Juiz de Fora.

Na noite de São João ocorre o solstício, a noite mais longa do inverno. Daí surge a tradição das fogueiras e do barulho da festa, como palmas e muita música, para espantar as almas penadas.

Quem encerra as festividades é São Pedro, o porteiro do Céu.

Segundo o diretor do Forum da Cultura, José Luiz Ribeiro, o grande mote da exposição é, acima de representar as festas, celebrar os santos “aniversariantes” do mês. Por isso, imagens dos três santos, assinadas por artistas de várias regiões do país, recebem destaque na exposição.