A 11ª edição da mostra “Mês de Maria” entra em cartaz no Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura. A exposição fica aberta ao público do dia 4 ao dia 30 de maio, com visitas feitas gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30.
Minas mostra sua religiosidade
O mês de maio é o mês das mães e de celebração de Nossa Senhora. Para comemorar, trinta e três imagens estarão expostas no Museu de Cultura Popular, sendo dezenove do acervo do museu e catorze de colecionadores particulares. As peças são de materiais diversos, como porcelana, resina, cerâmica, pedra sabão, entre outros.
Há diversidade também nas origens. Além do Brasil, as obras vêm de vários outros lugares do mundo, entre eles, Itália, Portugal e Espanha. Entretanto, a maioria delas mostra a arte popular de Minas Gerais. Segundo José Luiz Ribeiro, diretor do Forum, a mostra “se organiza buscando discutir um ponto de mineiridade” em relação à religiosidade.
Na exposição, Maria, a mãe de Jesus, aparece nas representações de seus diferentes títulos e nomes, recebidos de acordo com suas aparições na terra. O artista Jorge Cruz merece destaque, por suas Marias que fogem ao modelo tradicional: têm feições negras com lábios carnudos e narinas largas. Cruz utiliza tintas foscas nas esculturas inteiras, porém os olhos são pintados a óleo, dando maior vivacidade ao olhar.