Fechar menu lateral

Forum da Cultura abre nova exposição

 

 

Nesta terça-feira, 04, às 20h30, a Galeria de Arte do Forum da Cultura inaugura a exposição “Instantes”, de Ana Luísa Affonso. A mostra fica em cartaz até o dia 16 de maio. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30 e a entrada é franca.

Instantes fotográficos

Treze fotografias, com capturas analógicas e digitais, retratam cenas do cotidiano de Juiz de Fora, especialmente do centro da cidade. Em suas obras, a artista, que é acadêmica de Artes da UFJF, pretende evidenciar detalhes que passam despercebidos aos olhares das pessoas no dia-a-dia, numa tentativa de sobressair o momento em si. “Busco mostrar do que o olhar diferenciado é capaz, na expectativa de redescobrir os lugares”, declara Ana Luísa Affonso.

A ideia da mostra vem de três fotografias, a princípio produzidas para um trabalho de faculdade: “Janela Molambo” I, “Janela Molambo” II e “Tombos Bambos”, que também serão exibidas. Depois de reveladas, as obras despertaram na artista uma necessidade de mostrar o que o olhar condicionado do cotidiano não permite enxergar. Todo trabalho é moldado pelo conhecimento técnico acerca do que é a fotografia, ângulos e olhares.

As obras são nomeadas com trechos retirados de poemas de Pedro Nava. “Já conhecia Pedro Nava e a sua brincadeira com o formato dos poemas, com a composição das palavras, e isso conversa diretamente com o meu trabalho. Além de o poeta ser de Juiz de Fora”, conclui Ana Luísa.