Divulgação apresenta musical infantil

No dia 23 de amio, o Grupo Divulgação (GD) abriu a temporada 2010 com o espetáculo infantojuvenil “No reino de Nunca Dantes”, de José Luiz Ribeiro. A peça fica em cartaz até o dia quatro de julho, com apresentações aos sábados e domingos, às 16h45, no Forum da Cultura. Reservas pelo telefone 3215-3850.

Quebra de estereótipos

“No reino de Nunca Dantes” narra a história de um rei ambicioso que descobre grandes riquezas em petróleo, ouro e pedras preciosas nas terras das bruxas e magos. Querendo abocanhar todo o tesouro, a realeza usa de sua artimanha, propondo a aposentadoria das bruxas em troca das terras. O plano caminha bem, até que uma das bruxinhas descobre que tudo não passa de um golpe.

Ao apresentar um rei corrupto em conflito com três bruxas bondosas, a peça propõe uma quebra nos estereótipos e nos paradigmas clássicos das narrativas infantis. “Os nobres que deveriam ser corretos por serem governantes, não o são. Já as bruxas, que, pelo estereótipo, seriam más, são apenas coletoras de ervas, são pessoas que foram condenadas simplesmente pelo preconceito social”, explica José Luiz Ribeiro, autor e diretor do espetáculo. “‘No de Nunca Dantes’ é uma fábula moderna, que ensina para as crianças a saber lutar pela cidadania, contra as injustiças, independente de quem seja”, completa Ribeiro.

Como marca das montagens infantis do Divulgação, “No reino de Nunca Dantes” trata-se de um musical. O espetáculo é pontuado por composições de Tchaikovsky, com coreografias de Marcus Leoni. A dramaturgia ainda é desenvolvida com o uso de flashbacks. E muitas cores se misturam ao ambiente dark da trama e resultam em cenários e figurinos inspirados na estética medieval.

Preparação e público

Treze atores sobem ao palco, entre eles, as veteranas Márcia Falabella, Fátima Amorim, Rodrigo Coelho, Ana Paula Dessupoio e Maiara Batista. Matheus Engenheiro, Álvaro Dyogo e Kleyton Machado – os dois últimos ex-integrantes do núcleo adolescente do GD – entre outros, inauguram como atores do grupo. A iluminação será feita por José Luiz Ribeiro e a sonotécnica por Leonardo Azevedo.

Foi um mês de ensaios, sendo três semanas dedicadas também a oficinas de figurino, cenografia e iluminação até que o espetáculo ficasse pronto. Tudo feito pelas mãos do próprio elenco. Márcia Falabella ressalta que a preparação não se resumiu a esse período, antes disso, o grupo promoveu um mês de seminário interno sobre teatro infantil.

A expectativa é que aproximadamente 4500 pessoas assistam “No reino de Nunca Dantes” nos 23 dias de apresentações. E até o final da temporada, devem ser atendidos mais de 60 núcleos cadastrados no projeto Escola de Espectador, que há 25 anos oferece ingressos gratuitos a escolas públicas, instituições filantrópicas e grupos comunitários de Juiz de Fora e região.

– O Forum da Cultura fica na rua Santo Antônio, 1112.

– Outras informações para o telefone: 3215-3850.