Fechar menu lateral

Mostra de colares revela identidade cultural dos povos

Pela primeira vez, o Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura apresenta à população de Juiz de Fora uma exposição de “Colares”. A mostra fica em cartaz do dia 06 ao dia 30 de abril, com visitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30, com entrada franca.

Da beleza à espiritualidade

Vinte e nove peças de doze países diferentes, do Canadá ao Sudão, não se esquecendo da tradição marroquina e africana, estão sendo exibidas. A mostra traz colares de cerâmica esmaltada, ossos de peixe, dentes de cavalo, sementes exóticas, além de conchas e miçangas. O Brasil também mostra sua arte, em obras que destacam a diversidade cultural de suas várias regiões .

Segundo José Luiz Ribeiro, diretor do Forum, a finalidade da exposição é remeter à pluri-significação que uma mesma peça pode ter em distintas sociedades, indo desde a questão estética e de adorno até a função religiosa, com os colares de proteção e de práticas ritualísticas, como no caso do escapulário católico e dos cordões do candomblé. Muito mais que adereços, os colares revelam a identidade cultural de uma nação.