Fechar menu lateral

Mostra de maquetes relembra cenários de peças adultas

 

 

A nova exposição de “Maquetes Cenográficas” já está em cartaz na Galeria de Arte do Forum da Cultura. Esse ano, a mostra reserva atenção especial ao teatro adulto encenado pelo Grupo Divulgação ao longo de 44 anos de existência. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h30, até o dia 11 de abril. Excepcionalmente neste sábado e domingo (27 e 28 de março), a exposição estará aberta de 10h às 12h e de 15h às 17h30, para o público participante do 25º Seminário: Os Caminhos do Teatro.

 

Resultado de projeto

“Maquetes Cenográficas” é resultado do trabalho dos acadêmicos participantes do Projeto de Iniciação Artística: Criação Cenográfica, desenvolvido pelo Centro de Estudos Teatrais em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFJF. Sob orientação do professor José Luiz Ribeiro, acadêmicos de Artes, Comunicação e Arquitetura criam réplicas de cenários das peças montadas pelo Grupo Divulgação (GD), a partir do manuseio de uma grande diversidade de materiais.

A produção das maquetes tem como suporte a pesquisa em fotos, arquivos, depoimentos e croquis, recriando o espaço teatral de cada espetáculo e também de cada época. Atualmente, o acervo do grupo conta com 54 obras, dentre montagens de teatro adulto e infanto-juvenil.

 

 

Nesta edição, 27 criações estão expostas, sendo 22 obras do núcleo de
Criação Cenográfica e outras cinco complementações de outros artistas: o teatro inglês The Globe Theater e duas representações do Teatro Romano, feitas pela atriz do GD Márcia Falabella; o Teatro Italiano, reproduzido pelo ator, cenotécnico e professor José Maria Amorim; e o teatro do Forum da Cultura na década de 1980, de autoria de Flávio Mattos, ex-integrante do Divulgação.

 

A novidade desse ano fica a cargo da exibição de seis das sete produções do núcleo de Cenografia em 2009. São elas: “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade; “Fausto”, de Göethe; “Calígula” de Albert Camus; “O Jardim de Cerejeiras”, de Anton Tchekhov; “As Criadas”, de Jean Genet e Escola de Trapaça, de José Luiz Ribeiro.