Seminário completa vinte e cinco edições com a presença de grandes nomes do teatro

Tradicionalmente, o Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação comemora o Dia Internacional do Teatro, com o Seminário: Os Caminhos do Teatro, um grande instante de reflexão sobre as artes cênicas no Brasil e no mundo. Esse ano, o evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de março, no Forum da Cultura, tem dupla comemoração, já que também festeja sua 25ª edição.

A programação que brindará esse momento, começa com abertura no sábado (27), às 10h. Logo em seguida, Jota Dangelo fala sobre Os Caminhos do teatro em Minas. Ator, diretor e dramaturgo, ele é um dos nomes mais importantes do teatro de Minas Gerais. Na ocasião, Dangelo fará o lançamento de seu livro Os anos heróicos do Teatro em Minas, em que narra a trajetória dos grupos de teatro que se formaram e atuaram em Minas entre os anos 1950 e 1990.

Já a tarde fica por conta de Ivam Cabral e Os caminhos dos Satyros. O também ator, diretor e dramaturgo e um dos fundadores do Grupo Os Satyros falará sobre a história de um grupo que mudou o espaço urbano de São Paulo. Ivam é formado em Artes Cênicas pela PUC do Paraná, é Mestre em Prática Teatral pela Escola de Comunicação e Arte da USP. Acesse: http://terrasdecabral.zip.net/

No domingo (28) pela manhã, entra em cena, Bemvindo Sequeira, ator em cinema, TV e teatro. Com a palestra sobre Os caminhos do teatro pop, Bemvindo traçará um percurso por diversos tipos de teatro, do popular ao de massa. Atualmente, o ator interpreta o personagem Clemente, pai da protagonista na novela “Bela, a feia”, na Rede Record. Acesse: http://blogdobemvindo.zip.net/ e http://www2.uol.com.br/bemvindo/amor.htm.

Encerrando a programação, no domingo à tarde, Cássio Scapin ministrará palestra sobre Os caminhos do ator, ressaltando a trajetória de quem interpreta e representa a ação dramática. O ator é conhecido por trabalhos como Nino, personagem do programa infantil “Castelo Rá-Tim-Bum”, da TV Cultura, e Santos Dummont, da minissérie “Um só coração”. Desde 2007, ele é contratado da Rede Record. Cássio Scapin é formado pela Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD).

Para os interessados em participar, as inscrições podem ser feitas de 22 a 26 de março, de 9h às 12h e de 14h às 18h, no Forum da Cultura. O 25º Seminário: Os Caminhos do Teatro é promovido pelo Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação, em parceria com a Faculdade de Comunicação e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFJF

Fazer e refletir

De acordo com o diretor e coordenador do evento, José Luiz Ribeiro, o Seminário: Os Caminhos do Teatro nasceu de uma necessidade de se criar um instante de reflexão diante da grandiosidade do teatro. “Durante os anos 70 era costume, no Grupo Divulgação, celebrar o dia 27 de março, Dia Internacional do Teatro, com uma palestra comemorativa. Em l983, este costume evoluiu para a realização da celebração aos sábados e domingos próximos a este dia”.

Desde então, a cada ano novas pessoas possam dedicam-se um final de semana para refletir sobre uma arte que atravessou séculos em crise e fez com que homens mudassem o mundo. “Fazer e refletir é uma forma de avançar dentro do processo cultural. É uma maneira de investigar o compromisso assumido quando da fundação do Divulgação. É momento de se pensar em Ética , Estética e Cidadania”, completa José Luiz.

Um grande número de conferencistas já passou pelo Seminário, contribuindo para a construção da ideologia professada pelo Grupo Divulgação e trazendo reflexões sobre o campo de ação no fazer teatral. A presença de nomes como Maria Helena Kühner, José Eduardo Vendramini, Pedro Paulo Cava,Tânia Brandão, Chico Pelúcio, Deolinda Vilhena, dentre outros, possibilitaram o debate e o intercâmbio sobre tendências estéticas, políticas e ideológicas do teatro.