Fechar menu lateral

Exposição resgata memória de cidades mineiras

Ouro Preto, de Bellei.

Ouro Preto, de Bellei.

“Paisagens e Casarios” é a nova exposição em cartaz na Galeria de Arte do Forum da Cultura. A mostra coletiva reúne pinturas de belezas naturais e construções de algumas cidades de Minas Gerais, como Juiz de Fora, Ouro Preto, Ponte Nova, entre outras. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h30, até o dia 12 de março. A entrada é franca.

Unindo história e arte

 “A pintura figurativa possui elementos que marcam a memória da sociedade”, afirma José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura e curador da exposição. E em “Paisagens e Casarios” é possível encontrar o retrato de determinadas épocas através das pinturas de paisagens e construções mineiras. “São pedaços de diversas cidades, retratadas por seus pintores. Temos rios, montanhas e, principalmente, casas. Uma das coisas interessantes é que sempre encontramos a figuração de uma igreja nas obras. Mesmo como pano de fundo, as igrejas estão presentes na maioria das telas e mosaico”.

Além disso, outro aspecto a ser ressaltado na exposição é o cromatismo revelado pelas obras. Muitas cores são trabalhadas nas pinceladas de artistas como Jhayme Aguiar, Bellei, Sebastião Silveira Neto, Cecília Campanha, Lucas Amaral e Roberto Gil.

Ao todo, são exibidas 11 obras, sendo oito em óleo sobre tela, uma aquarela sobre papel e um mosaico. Para José Luiz Ribeiro, a mostra representa a possibilidade de uma revisão da memória, um dos fatores valorizados pelo Forum da Cultura.