Fechar menu lateral

Mostra homenageia as profissões

Dentista_edit_webMédicos, dentistas, militares, jornalistas, fotógrafos, vendedores, costureiras, cozinheiras, pescadores, lenhadores e agricultores. Estes e outros profissionais estão representados na nova exposição do Museu de Cultura Popular (MCP), intitulada “Ofícios”. A mostra será inaugurada no dia 02 de março e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h30, até o dia 1º de abril. A entrada é franca.

De acordo com José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura, “Ofícios” encerra uma trilogia realizada no primeiro trimestre de 2010, que teve como trabalho inicial a mostra “Divindades Tutelares” e, em seguida, “Mar de Iemanjá”. “Na primeira exposição do ano, trouxemos carrancas e máscaras, vivenciados na crendice popular como objetos capazes de afastar os maus espíritos, evidenciando, assim, o elemento da proteção. A segunda mostra foi um culto à Iemanjá, e com isso chegamos a um instante de fé e busca de bênçãos. Agora, em “Ofícios”, abordamos a terceira coisa que salva o homem: o trabalho”.

A exposição trata-se de uma homenagem a todas as profissões e a forma com que os artistas populares as representam. “Aqui são retratados desde o trabalhador do meio rural, onde temos o lenhador, o agricultor e o retirante, até os ligados ao ambiente urbano, como jornalistas, médicos e dentistas, que são profissionais liberais”, pontua Ribeiro. Para o diretor, também pode-se dividir as peças levando em conta diferenças de gêneros, uma vez que as obras propõem estereótipos de atividades para homens e mulheres. “Como profissões masculinas, temos o padre, os barqueiros, os lavradores, entre outros. Quanto as femininas, temos aquelas que durante muito tempo foram confundidas com o trabalho caseiro, no qual não se reconhecia a profissão, que é a cozinheira, a costureira, a rendeira”, completa.

Ao todo, estão em exibição 63 obras de acervo do Museu. De diversas origens e autores, as peças artesanais também são confeccionadas em diferentes matérias, como cerâmica, barro, conchas e casca de coco.