Fechar menu lateral

Exposição celebra o mês do carnaval

Doméstica-de-luxo_siteDurante o mês de fevereiro, a Galeria de Arte do Forum da Cultura exibe a exposição “Folias Daki”, uma reunião de fotografias de um dos grupos carnavalescos mais tradicionais da cidade: a Banda Daki. A mostra pode ser visitada até o dia 26, de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h. A entrada é franca.

As 29 obras em cartaz fazem parte dos arquivos da Banda, que hoje mantém cerca de 15 mil fotografias. “É uma exposição que privilegia as figuras do carnaval que marcaram as folias da Banda com a presença da brincadeira, do exagero ou do grotesco em suas fantasias”, ressalta José Luz Ribeiro, supervisor do Forum da Cultura.

A Banda

A Banda Daki nasceu como Bloco do São Roque em 1972, por iniciativa de uma turma de universitários que residia no Largo do São Roque. De acordo com Zé Kodak, atual responsável pela Banda e folião desde sua fundação, o bloco foi criado para suprir uma lacuna: “na época, os eventos do carnaval em Juiz de Fora só começavam no domingo. Então, esse grupo de estudantes teve a ideia de criar um bloco para animar o sábado. Assim, passamos a nos concentrar pela manhã no Largo e descer a rua Halfeld ”, disse.

Com o tempo e a adesão cada vez maior dos foliões, o bloco cresceu e passou a Banda, que recebeu o nome de Daki para não se caracterizar como pertencente a somente uma determinada região, mas à toda cidade. Mantendo sua tradição, em 2004, a Banda Daki foi tombada pelo município como patrimônio cultural da cidade.

Atualmente, o desfile reúne em média 80 mil pessoas em torno de um trio elétrico com aproximadamente 20 músicos cantando marchinhas de carnaval. A concentração continua sendo no Largo do São Roque e desce a Avenida Rio Branco.