Fechar menu lateral

Paisagens e monumentos franceses são tema de exposição

Torre-Eiffel_Legai_SITE

Torre Eiffel retratada por Legai

A Galeria de Arte do Forum da Cultura abre 2010 com a exposição Imagens de França, uma reunião de serigrafias e pinturas que retratam ruas e monumentos franceses. A mostra, inaugurada na terça-feira (12), fica em cartaz até o dia 22 janeiro, com visitas de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h. A entrada é franca.

 

Para descobrir e recordar

A cultura brasileira do século XIX é perpassada por influência das luzes francesas. Da chegada da missão artística de pintores ao deguste da literatura de romancistas franceses o imaginário da elite brasileira fixou âncoras numa Paris construída como requinte do bom viver.

Imagens de França traz reproduções de artistas populares que fixam ícones de Paris e a jóia da Normandia, o Mont de Saint Michel, que ilustrou histórias romanescas de uma ilha que se forma na maré cheia. No total, doze obras, incluindo fotografia, serigrafias e pinturas – em sua maioria aquarelas, revelam a sensibilidade de diversos artistas, cujo trabalho dão suaves toques de nostalgia.

“A Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre Dame, a Sacré Coeur fixadas por Fontaine são ilustradas com figuras humanas que refletem o fim de século com um cromatismo brilhante. A delicadeza das aquarelas de Legai dão um clima de álbum de recordações. Para quem conhece é rever com encantamento e para quem nunca circulou por lá um bom cartão de visita”, pontua José Luiz Ribeiro, supervisor do Forum da Cultura.