Fechar menu lateral

Crença em forças protetoras inspira nova mostra no MCP

carranca_madeira IO Museu de Cultura Popular (MCP) inaugurou na terça-feira (12) a sua primeira exposição de 2010: Divindades Tutelares. A mostra, que exibe uma diversidade de máscaras e carrancas, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h, até o dia 29 de janeiro, no Forum da Cultura. A entrada é franca.

 

Bons fluidos para um novo ano

Em geral, o ritual de passagem de um ano para outro desperta nas pessoas sentimentos de esperança e o desejo de renovação. As coisas ruins devem ser deixadas para trás, em favor de promessas de que dias melhores virão. Mas para grande parte do povo, garantir um tempo de sucesso, conquistas e realizações significa “pedir” uma forcinha extra, ancorada em crenças e superstições.

Refletindo esse contexto, o Museu de Cultura Popular exibe a exposição Divindades Tutelares, uma representação de entidades protetoras criadas e vivenciadas na crendice pelo povo. Máscaras e carrancas, de traços fortes e grotescos expõem a crença de populares nessas figuras como objetos capazes de amedrontar e afastar forças negativas. “As carrancas eram colocadas nas proas dos barcos em navegação fluvial do Rio São Francisco para espantar os maus espíritos”, explica José Luiz Ribeiro, supervisor do Forum da Cultura.

Estão em cartaz 23 obras, que fazem parte do acervo do Museu e de colecionadores particulares. São peças de diversos tamanhos e origens, a maioria das cidades ribeirinhas do Rio São Francisco. Em destaque, uma carranca em cerâmica, em formato utilitário, com autoria da artista pernambucana Ana Leopoldina dos Santos, conhecida como Ana das Carrancas, que faleceu em outubro de 2008.