Depois de uma primeira edição que superou as expectativas pelo número de inscritos, a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre as inscrições para o II Simpósio de Saúde Mental. O evento acontece entre nos próximos dias 17 e 19, das 18h às 22h, no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Faculdade de Enfermagem. Os formulários de inscrição para os interessados já estão abertos e podem ser preenchidos por meio do formulário. As vagas são limitadas.
O principal objetivo do Simpósio é oferecer informação aos jovens, ajudando-os a lidar com doenças psíquicas como depressão e transtornos de ansiedade. Promovido pelos alunos do Diretório Acadêmico (DA) da faculdade, o evento é aberto ao público, embora seja voltado para os alunos da UFJF. A segunda edição contará principalmente com palestras que abordarão a saúde mental e fatores relacionados, contando com a presença de médicos, especialistas na área de saúde, psicólogos e outros profissionais.
Diretora de finanças do diretório acadêmico e uma das organizadoras do evento, a estudante Júlia Lelis afirma que o simpósio acontece em paralelo ao Setembro Amarelo no intuito de mostrar aos participantes que existem diversas maneiras de procurar ajuda. Ela reforça, ainda, o êxito da primeira edição. “Muitos alunos conversaram com a gente depois do evento, com uma visão muito positiva a respeito das palestras e da abordagem utilizada pelos palestrantes. Muitos alunos que nós não sabíamos que estavam passando por algum problema se abriram e procuraram ajuda. Foi muito gratificante ver isso acontecer, ver que nós realmente conseguimos ajudar.”
A psicóloga clínica especialista em saúde mental e atenção psicossocial, Laura Carneiro, ministrará uma das palestras do evento e acredita na importância dessas discussões: “É interessante que existam eventos com a proposta de voltar o olhar para a saúde mental dos universitários como uma estratégia de cuidado coletiva. Assim, abrimos espaço para enxergarmos as pessoas e suas vivências subjetivas naquele ambiente para além de sua produtividade e desempenho acadêmico.”
As inscrições têm o valor de R$ 20. O link do formulário e demais informações podem ser encontrados no Instagram do Diretório Acadêmico.