Fechar menu lateral

Faculdade de Farmácia e Serviço de Farmácia do HU/UFJF realizam Seminário sobre Farmácia Clínica e terapia medicamentosa

2017 Seminário Farm Clinica HU UFJF

 

Os avanços e as perspectivas da Farmácia Clínica serão debatidos no evento “Um novo olhar sobre a terapia medicamentosa e os desafios da Farmácia Clínica”, nos dias 18 e 20 de janeiro, no Auditório Gilson Salomão do HU. O evento em homenagem ao dia do farmacêutico, 20 de janeiro, foi organizado pelo setor de Farmácia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) em parceria com a faculdade de Farmácia.

São 80 vagas e os interessados devem enviar uma mensagem para o e-mail capacitacao.divgp@ufjf.edu.br solicitando o formulário de inscrição. Apesar de o evento ser destinado, principalmente, aos preceptores, residentes e acadêmicos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos do HU, o público externo está convidado a participar.

De acordo com a organização do evento, os serviços farmacêuticos implantados nos setores de Pediatria e Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) alcançaram resultados excelentes na otimização da terapia medicinal do HU. Os profissionais participam do serviço no plano terapêutico fornecendo orientações na administração dos medicamentos. Para o próximo ano, o setor de Farmácia planeja expandir a participação efetiva dos farmacêuticos para os demais setores do hospital, para garantir a segurança na prescrição e administração dos medicamentos. O objetivo do seminário é sensibilizar os demais profissionais do HU em relação ao papel do farmacêutico nas equipes multiprofissionais.

O farmacêutico Fernando Tetsuo Goya (HU-UFJF) abrirá o evento com a palestra “Incompatibilidades farmacêuticos e seu manejo clínico”, na manhã do dia 18. No dia seguinte, 19, haverá uma orientação sobre “Uso Racional de Medicamentos no Hospital Universitário”, das 8h às 17h. O última dia de programação contará com uma visita técnica ao Serviço de Farmácia, das 8h às 10h, seguida da palestra “Evolução da Farmácia Clínica ao longo da formação do farmacêutico e do sistema de saúde” do professor Leonardo Pereira, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto. Na parte da tarde, a mestre Annaline Stierget Cid, do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica – Universidade Federal de Minas Gerais, ministrará a palestra “Implantação do cuidado farmacêutico: planejando o serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa”.

Membro da comissão organizadora do evento, a farmacêutica Débora Dias ressalta a necessidade de se ter na equipe médica um profissional com maiores conhecimentos fármacos: “É importante para que a gente possa junto, a equipe multiprofissional, avaliar melhor a farmacoterapia do paciente, já que o farmacêutico tem mais conhecimento da área. E, com isso, é possível melhorar a qualidade de vida do paciente durante o tratamento, garantindo que ele tenha a medicação correta e o faça da melhor maneira”.

Outras informações:

Fármácia HU – (32) 4009-5169

https://www.ufjf.br/noticias/2017/01/13/seminario-sobre-farmacia-clinica-e-terapia-medicamentosa-esta-com-inscricoes-abertas/