UFJF suspende aulas dos cursos de graduação e adia início do segundo período letivo

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora decidiu pela suspensão do calendário acadêmico, adiando o início das aulas do segundo período letivo de 2015, que estava marcado para a próxima segunda-feira, dia 3 de agosto. A decisão do Consu foi motivada por dificuldades administrativas e operacionais proporcionadas pela greve dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs), entre as quais a impossibilidade da efetivação da matrícula dos estudantes aprovados para ingressarem na instituição neste semestre, e pelas incertezas quanto à realidade financeira e orçamentária da UFJF neste ano. A suspensão atinge todas as atividades acadêmicas da graduação, presencial e a distância, nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, inclusive o ajuste de matrícula com os coordenadores. As atividades da pós-graduação e do Colégio de Aplicação João XXIII foram mantidas.

Os servidores técnico-administrativos em educação estão em greve desde o dia 28 de maio. Para garantir o ingresso dos estudantes aprovados na UFJF por meio do Sisu e do Pism, a instituição disponibilizou o registro de matrícula on-line, que deve ser comprovada presencialmente, com a apresentação de documentação oficial, para  ser efetivada. No entanto, diante da continuidade da paralisação dos servidores, não haverá a possibilidade de realização do processo de efetivação da matrícula, o que impede o retorno no prazo previsto pelo calendário acadêmico vigente até então (3 de agosto). Além disso, a greve afeta atividades administrativas e acadêmicas, impedindo o funcionamento adequado das unidades.

A Administração Superior informará os estudantes por e-mail e por meio de comunicados oficiais no portal da UFJF sobre a decisão do adiamento. O Conselho Superior se mantém em estado de reunião permanente para avaliar o adiamento do calendário e a questão orçamentária e discutir a retomada do calendário acadêmico assim que as condições se alterarem.

Fonte: https://www.ufjf.br/secom/2015/07/28/ufjf-suspende-aulas-dos-cursos-de-graduacao-e-adia-inicio-do-segundo-periodo-letivo/