Fechar menu lateral

Professor da FAEFID lança livro pela Editora da UFJF

Atualmente no país estão se tornando cada vez mais potentes os esforços de silenciamento e depreciação de projetos pedagógicos que se propõe a abordar e refletir sobre as diferenças sociais e individuais. Essa exclusão atinge principalmente trabalhos que discutam as construções do gênero e as vivências da sexualidade.

 

É nesse contexto que surge o e-book “Transmasculinidades e educação”, escrito por Neil Franco (FAEFID/UFJF – PPGE/UFJF), Nayara Rios Cunha Salvador (PPGE/UFJF) e Samuel Moreira de Araujo (PPGE/UFJF), no qual investigou-se a realidade da transmasculinidade no sistema de ensino.

 

O livro apresenta uma elaboração teórica de conceitos utilizados para discutir as experiências de homens trans em instituições educacionais. Além disso, também é realizada uma revisão sistematizada da produção acadêmica acerca do tema da transmasculinidade, que é escassa se comparada com o número de publicações que abordam travestis, transexuais e transgêneros femininos.

 

A obra é, portanto, extremamente relevante na atualidade não só por tratar de um tema pouco explorado dentro do campo da educação, mas também por dar voz e espaço ao cotidiano, às vivências e experiências de homens trans que reivindicam o espaço escolar como lugar de pertencimento e reconhecimento.

 

 

 

 

 

Transmasculinidades e Educação: interfaces entre Rio de Janeiro e Minas Gerais

Transmasculinidades e Educação: interfaces entre Rio de Janeiro e Minas Gerais

 

Para acessar o e-book, clique aqui.

 

Fonte: NGIME/UFJF