A professora e coordenadora da Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi), Eliana Lúcia Ferreira, representou a UFJF na 5ª Conferência Internacional de Ministros e Altos Funcionários Responsáveis pela Educação Física e Esportes (Mineps). Eliana foi a única pesquisadora brasileira no evento, que reuniu cerca de 500 profissionais e autoridades de 137 países em Berlim, na Alemanha.
O Mineps é promovido pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) a cada oito anos, e tem por objetivo enfrentar os principais desafios da política esportiva internacional. Os temas tratados no evento foram o combate à corrupção e à manipulação no esporte, o aumento no investimento público e a promoção de acesso igualitário à educação física e esportes.
Essa foi a primeira edição com a participação de pesquisadores de renome nacional e internacional, e Eliana foi convidada para participar das discussões acerca do acesso ao esporte como um direito fundamental de todos. Segundo ela, “o debate sobre a corrupção e o desenvolvimento de políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência e mulheres no esporte permearam toda a conferência”.
Durante o evento, entre os dias 28 e 30 de maio, foi aprovada uma lista de recomendações para combater os principais problemas relacionados ao esporte. De acordo com a Declaração de Berlim, o acesso à modalidade é um direito fundamental para todos, sendo necessário investir em políticas públicas em esporte e educação física e preservar sua integridade. De acordo com Eliana, os representantes dos 137 países presentes se comprometeram em acatar a Declaração.
Histórico
A International Conference of Ministers and Senior Officials Responsible for Physical Education and Sport (Mineps) aconteceu pela primeira vez em Paris, em 1976. O fórum foi criado para facilitar a troca de conhecimentos no campo da educação física e esportes, além de representar um mecanismo institucional para articular uma estratégia internacional neste domínio. Assim, a conferência envolve governos, organizações das Nações Unidas e do Movimento Esportivo. As recomendações que surgem nas edições dessa conferência já auxiliaram no fortalecimento das dimensões educacional, cultural e social da educação física e esporte.
Outras informações: (32) 2102 3944 (Caefi)
KSR(10/06/13)