Fechar menu lateral

Dia do Brincar explora a criatividade e a consciência ambiental

Dia do Brincar utiliza brincadeiras tradicionais para estimular sensibilidade e a sociabilidade infantil. (Foto: Divulgação)

Dia do Brincar utiliza brincadeiras tradicionais para estimular sensibilidade e a sociabilidade infantil. (Foto: Divulgação)

Brincadeiras tradicionais, para despertar a criatividade, a consciência ambiental e a interação social entre crianças de todas as idades irão encher o campus da UFJF de alegria neste sábado, dia 8. O 3° Dia do Brincar, uma parceria entre a Faculdade de Educação Física (Faefid) e a Aliança pela Infância, vai explorar também questões como saúde e nutrição infantil. As atividades serão desenvolvidas no Ginásio da Faefid, entre 9h e 12h, com entrada franca.

O projeto, apoiado pelo Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação, Formação de Professores e Infância (LEFoPI/UFJF), é uma extensão das atividades da “XXX Mostra de Ginástica e Arte Corporal da Faefid” que aconteceu em março, com o tema “Jogos e Brincadeiras Infantis”.

Para a professora da Faefid, Alice Mayer, essa é uma oportunidade dos alunos e bolsistas do curso, que participarão como monitores, vivenciarem na prática o contato com as crianças e o mundo das brincadeiras. “ A ideia de brincar com as crianças, resgatar questões extremamente importantes, como a sensibilidade, contato com a natureza, sociabilidade infantil, é o ponto a ser destacado.” Afirmou a professora.

As atividades são conceituadas como brincadeiras simples. Amarelinha, Corda, jogos de roda, peteca, pião, bambolê, folclore e histórias, oferecidos para que a criança não perca o lado lúdico de fazer realmente parte do que está brincando. “É necessário chamar a atenção para o fato de que a relação da criança com os colegas está perdendo espaço para a interação com a tecnologia, e que isso precisa ser melhor trabalhado, para que não se torne prejudicial para sua formação.” comentou a integrante do grupo Aliança pela Infância, Maria Inês Farany.

“O evento serve para estimular o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança e do jovem, criando um afeto maior pelo mundo, e as coisas a sua volta” finalizou Inês. O grupo Aliança conta com Pedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais e por pessoas interessadas pela infância, como pais e parentes.

Mais Informações: 2102 – 3288 (Faefid)

8842 – 2897 (Maria Inês Farany – Aliança pela Infância)

http://www.aliancapelainfancia.org.br

KSR(07/06/13)