O projeto de extensão “Vida e Saúde: Atividade Física Para Mulheres Com Câncer de Mama” coordenado pela professora Eliana Lúcia Ferreira, do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e ensino a Distância, foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), através do edital 07/2012. O Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa visa fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre os problemas sociais e estabelecer uma relação de diálogo entre pesquisadores e sociedade.
O projeto tem como objetivo oferecer um programa sistematizado de atividade física para as mulheres com câncer e incentivar o reconhecimento da importância da atividade física evidenciando os benefícios desta prática corporal na preservação da saúde e na busca de uma melhoria de qualidade de vida. Buscamos, ainda, criar um espaço de troca de experiência e construção conjunta de mecanismos de reinserção social para a melhora da qualidade de vida para as mulheres envolvidas. “Já está comprovado que a atividade física está relacionada de forma positiva com a patologia, e atua de forma benéfica desde a prevenção ao tratamento”, afirma Eliana Ferreira.
Através dos dados coletados no projeto de extensão, pretende-se desenvolver pesquisas que busquem conhecer a intensidade e a duração dos exercícios aeróbicos e fortalecimento muscular e sua relação com as alterações corporais causadas pela cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Os dados também vão auxiliar na identificação das mudanças de hábitos sociais e os ganhos funcionais obtidos através da atividade física.
Texto elaborado pela equipe de comunicação do Projeto
Confira mais fotos do projeto clicando aqui
Responsável pela Divulgação
Luís Fernando Gomes Nascimento
Coordenador do Núcleo de Extensão da FAEFID
KSR(30/10/12)